Você sabe quanto ganha um astronauta?

Diga a palavra "astronauta" e você logo invocará as visões de heróis e feitos heróicos: Alan Shepard e Virgil Grissom concluindo com sucesso os voos suborbitário; John Glenn orbitando a Terra a bordo do Friendship 7 em um voo histórico de cinco horas; Neil Armstrong descendo a escada do módulo lunar na superfície da Lua; e Jim Lovell estabilizando a Apollo 13 após uma explosão. 
Bom, a maior parte dos astronautas norte-americanos é funcionário público. E como tal, eles precisam participar de reuniões, ir a sessões de treinamento e escrever relatórios - como qualquer outro funcionário de escritório. Entretanto, possuem algumas habilidades específicas, exclusivas a seu trabalho. E eles desfrutam, embora raramente, de oportunidades de viagem e trabalho no espaço. Desse ponto de vista, você pode dizer que os astronautas são funcionários comuns do governo que precisam viajar muito, tanto pelo mundo quanto no espaço.


Espera-se que os astronautas civis permaneçam na NASA por pelo menos cinco anos; durante esse período são funcionários do governo federal. A promoção para a maioria desses funcionários baseia-se em um sistema de níveis de salário ocupacional ou "cargo". Uma classe geral (GS, sigla para general schedule) determina os salários para 15 cargos. Os funcionários geralmente ingressam no serviço civil federal no cargo inicial de uma determinada função e começam a progredir até chegarem ao cargo máximo para aquela ocupação. A classificação das remunerações dos astronautas civis vai de GS-11 a GS-14, com base na experiência e na formação acadêmica. Atualmente, um astronauta da GS-11 recebe inicialmente US$59.493 por ano; um astronauta da GS-14 pode ganhar anualmente até US$130.257.
Os astronautas civis podem escolher o plano de saúde e o seguro de vida; o pagamento do prêmio dessas apólices é compensado em parte pelo governo. Como todos os funcionários públicos, os astronautas contratados após 1º de janeiro de 1984 participam do FERS (Sistema de Aposentadoria de Funcionários Públicos Federais), um plano de aposentadoria de três fases que inclui previdência social, um fundo de pensão e um plano de poupança econômica opcional.


Os astronautas militares são nomeados para a NASA por um tempo de serviço especificado. Eles permanecem na ativa e recebem seus salários, benefícios e licenças como militares.


Fonte:
HSW

Comentários