quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pastor prega que a Terra é quadrada e prova com a bíblia

Pastor de Goianésia (GO) tenta provar com a bíblia que a Terra é quadrada e que o Sol gira em torno dela.



Com a bíblia, também podemos provar que a Terra é um ser vertebrado:
"o que sacode a terra do seu lugar, de modo que as suas colunas estremecem" Jó 9:6

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Site cristão faz mais uma previsão para o arrebatamento

Site estuda fatos e acontecimentos que segundo eles são índice da volta de Jesus e em cima destes trabalham com um tipo de “termômetro” para saber a que distância nos encontramos do arrebatamento.


O “The Repture Index” (O Índice de Arrebatamento) apresenta uma proposta bastante polêmica em função da análise do final dos tempos. O site disponibiliza uma série de comparações de mais diversas notícias ao redor do mundo todo que finalizam em um gráfico estimativo para ver se a chegada do arrebatamento está próxima ou longe.

Nesta lista é possível ver que eles mantem um acompanhamento de diversos eventos sociais, assim como também a catástrofes, pontuando-os segundo o número de notícias em que elas estiveram relacionadas durante o dia.

Clique na imagem para ampliar

Um dos fatores mais estudados nas pesquisas feitas pelos idealizadores é visivelmente o econômico, que envolve assuntos como a inflação, taxa de juros, crise na Europa e o preço do petróleo por exemplo – o que particularmente é uma das maiores preocupações dos norteamericanos -, não há uma explicação sólida em questão do embasamento teórico para estes dados levantados, no entanto, até mesmo datas de índice positivo (maior proximidade do arrebatamento) e de índice negativo (maior distanciamento do arrebatamento) foram estabelecidas decorrente ao quadro da quantidade de que os tais fatores estejam sendo “contemplados” em um determinado dia. Eles dizem que o arrebatamento esteve mais próximo no último dia 8 de agosto (é a poucos dias atrás) com 184 pontos e mais distante no dia 12 de dezembro de 1993, com 57 pontos.

Fonte:
Gospel+

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Outdoor de igreja é entendida como sendo de ateus

A Igreja de Cristo de Mansfield, no Estado de Ohio (EUA) divulgou um anúncio com dizeres que causaram confusão entre os leitores da mensagem. A ideia da igreja era revidar os anúncios promovidos em alguns Estados por grupos de ateus.


No outdoor que foi exposto próximo ao centro da cidade é possível ler “Deus não existe” em letras grandes e embaixo os dizeres “não acredite em tudo que você ouve”. Acontece que a maioria das pessoas não leu o restante do anúncio que mostra a logomarca da McElroy Road Church of Christ e o site da instituição e começaram a creditar o anúncio aos ateus da cidade.

Muitos chegaram a entrar em contato com a associação de ateus de Mansfield parabenizando-os pela campanha, diante disso a organização resolveu comunicar ironicamente que o anúncio não foi patrocinado por eles, mas que eles concordam com o que está escrito no outdoor. “Deus não existe, [por isso] não acredite em tudo que você ouve”.

Fonte:
Gospel Prime

sábado, 27 de agosto de 2011

Pastor promete cura para câncer na Argentina

“O câncer tem cura, traga os enfermos para que seja sarados”, é o que diz um cartaz colocado em um templo da IURD de Gualeguaychú, cidade da província de Entre Ríos, na Argentina.


El Diario informou que o pastor dessa igreja é brasileiro, mas não revelou o nome dele. Ao ser entrevistado pelo jornal, ele confirmou estar convocando doentes de câncer para sessões de cura.

“Em Gualeguaychú, o meu trabalho é ajudar as pessoas por intermédio da fé”, disse o pastor, acrescentando que muitas pessoas desesperançadas têm obtido cura milagrosa. “Os médicos fazem um excelente trabalho, mas não podem tudo, e Deus é o Deus do impossível.”

Como exemplo da força da fé, o pastor citou os milagres relatados na Bíblia, entre os quais o episódio em que Jesus ressuscita Lázaro.

Higinio Álvarez, do Instituto Nacional de Câncer, criticou a promessa de cura da Igreja Universal do Reino de Deus porque isso, segundo ele, pode levar o paciente a abandonar o tratamento médico. Afirmou já estar provado cientificamente haver cura para muitos casos de câncer e, por isso, “divulgar um cartaz com essa promessa é muito arriscado”.

Na África, onde a Universal tem se expandido nos últimos anos, também há preocupação de que as promessas de milagres prejudiquem o tratamento de aidéticos.

Em agosto de 2010, Ana Paz, da Associação de Soropositivos e Ativista da Luta contra a Aids em Angola, disse que, entre os pacientes que já eram ou se tornaram fiéis da Igreja Universal, muitos estavam desistindo da assistência médica por acreditar em cura milagrosa.

El Diario informou que a Universal está na Argentina desde 1990 e que lá tem cerca de 110 templos e 500 mil seguidores.

Fonte:
O Diário

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pastor é acusado de três estupros na Ilha do Governador

O pregador da Assembleia de Deus Waldiney Ferreira Ressurreição foi denunciado três vezes e teve sua prisão preventiva requerida pelo Titular da 30ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da Capital, Promotor de Justiça Sauvei Lai. Ele é acusado da prática dos crimes previstos nos artigos 213 (estupro) e 157 (roubo), do Código Penal.

Em julho do ano passado, o pregador entrou na casa de uma mulher, no bairro da Freguesia, na Ilha do Governador, dirigiu-se ao quarto onde a vítima dormia em companhia de uma amiga e exigiu dinheiro. Diante da inexistência deste, mediante emprego de faca e grave ameaça de morte, obrigou a mulher a manter relações sexuais com ele.

Nas outras duas ações, o acusado foi denunciado prática dos mesmos crimes contra outras duas vítimas, que residiam nos bairros de Bancários e Tauá.

Segundo as denúncias, ao pregador foi atribuída também a prática de vários estupros na Ilha do Governador, desde o ano de 2002, mas com interrupções entre 2003 e 2005, quando o acusado estava cumprindo pena, e entre 2008 e 2009, quando residia com uma mulher em Itaboraí.

O Promotor de Justiça Sauvei Lai pede o comparecimento de outras vítimas à 37ª DP, para oferecimento de outras denúncias em face do acusado. Ele ressalta que, segundo informações da polícia, os estupros registrados na Delegacia tinham semelhantes “modus operandi” e descrição do estuprador.

Em outubro de 2010, o mesmo pastor foi acusado de violentar de 40 mulheres, mas foi solto porque se entregou durante o período eleitoral, quando ninguém pode ser preso, a não ser em flagrante.



Fonte:
Jornal do Brasil
Extra

Satélite da Nasa 'flagra' buraco negro engolindo estrela

Um buraco negro dentro de uma galáxia a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra foi "flagrado" por um telescópio da Nasa ao engolir uma estrela que se aproximou demais. Dois estudos sobre o fenômenro foram publicados na edição desta semana da revista "Nature".

O "acidente" cósmico tem causado o envio de raios X à Terra desde março de 2011. A galáxia está localizada na direção da constelação do Dragão. Os gases da estrela acabam sendo "engolidos" e ficam girando na região do buraco negro. Um feixe de partículas é formado no local e um dos lados do feixe está virado em direção da Terra, permitindo que o satélite Swift detecte o fenômeno.

Ilustrações mostram buraco negro devorando estrela. (Foto: Nasa)

Segundo os astrônomos, os centros da maioria das galáxias possuem buracos negros gigantes - com milhões de vezes a massa do Sol. No caso da Via Láctea, o buraco negro tem uma massa igual a de 4 milhões de sóis. Os dados do Swift mostram que o buraco negro pesquisado é duas vezes maior do que o da nossa galáxia.

Fonte:
G1

Estudo sugere descoberta de um planeta feito de diamante

Um planeta possivelmente feito de diamante foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos, segundo mostra um estudo publicado na edição desta semana da revista "Science". O planeta está próximo a um pulsar, uma estrela com muita massa e com apenas 20 quilômetros de diâmetro - valor comparável ao tamanho de uma cidade.


A descoberta foi feita por um grupo de cientistas liderados por Matthew Bailes, da Universidade Swinburne de Tecnologia, localizada em Melbourne, na Austrália.

O pulsar - que se chama PSR J1719-1438 - consegue girar 10 mil vezes em torno do seu eixo por minuto e possui 1,4 vez a massa do Sol. A chance de "piões de luz própria" como esse terem uma companheira é de 70%.

Conforme o pulsar gira, ele emite um feixe de ondas de rádio que podem ser detectadas por radiotelescópios. Ao analisar o padrão das ondas de rádio vindas de PSR J1719-1438, os cientistas suspeitaram da presença de um planeta no local.

As mudanças provocadas nos pulsos de rádio pela presença do planeta também informaram ao astrônomos sobre a composição do astro. Eles sabem, por exemplo, que a companheira do pulsar não pode ser feita de hidrogênio ou hélio.

Por outro lado, o planeta pode ser composto por carbono e oxigênio. A equipe tem confiança de que a densidade do astro indica que o planeta seria formado por um material em forma de cristais, assim como um diamante.

Os astrônomos acreditam que o planeta de diamante seja, na verdade, o que restou de uma estrela com muita massa no passado, que teve boa parte de sua matéria "sugada" pelo pulsar.

Segundo o grupo, o astro de diamante deve ter menos de 60 mil quilômetros de diâmetro - valor 5 vezes maior que o da Terra. Mas a sua massa é maior que a Júpiter.

Ele completa uma volta ao redor do pulsar em apenas 2 horas e 10 minutos. A distância entre a estrela e o planeta também é pequena: 600 mil quilômetros, valor menor que o raio do Sol. A dupla pertence à Via Láctea e se encontra na direção da constelação da Serpente, distante 4 mil anos-luz da Terra.

Fonte:
G1

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rabino diz que casamento gay provocou terremoto nos EUA

O rabino Yehuda Levin postou um vídeo no Youtube atribuindo o terremoto de 5,8 graus que sacudiu na terça-feira (23/08) a costa leste dos Estados Unidos à ira de Deus com a legalização do casamento gay em Washington DC e Nova Iorque.


O rabino, que é de Nova Iorque, não é o primeiro a responsabilizar a homossexualidade por desastres naturais. Ele fez coro com o muçulmano Hajatoleslam Kazem Sedighi, de Teerã (Irã), e com o televangelista americano Pat Robertson.

Ele disse que não odeia os gays – como tem reiterado no Brasil o também polêmico pastor Silas Malafaia – e criticou os homossexuais adeptos da pedofilia.

Ao final do vídeo, o rabino surpreendeu ao dizer que os gays não terão de pagar seus pecados no inferno.




No judaísmo, não existe inferno.

Fonte:
Paulopes

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estudioso explica por que ateus são mais inteligentes que religiosos

O americano Nigel Barber, estudioso das religiões, tem uma explicação para o fato de os ateus apresentarem QI (Quociente de Inteligência) mais elevado do que os religiosos, de acordo com algumas pesquisas. Para ele, não se pode concluir que os religiosos sejam necessariamente estúpidos.

Barber disse que a vantagem de QI dos ateus se deve muito às boas condições sociais dos países em que vivem, diferentemente do que ocorre onde há mais crentes, com exceções.


Ele observou que o fraco QI de religiosos pode ser consequência, em alguns países, de décadas de baixo nível de renda e de escolaridade, elevado índice de doenças infecciosas (elas comprometem o funcionamento do cérebro), alimentação deficitária e menor rigor no controle dos poluentes ambientais (alguns deles, como o chumbo, reduzem o QI de uma geração para outra).

No Brasil, o médico Drauzio Varella já tinha comentado o chamado efeito Flynn segundo o qual o QI aumenta em curtos intervalos de tempo, na medida em que as nações de desenvolvem.

Ele disse que a primeira vez em que uma coisa foi associada a outra ocorreu em 2001, quando os pesquisadores Lynn e Vanhanen publicaram estudo sobre o QI médio dos habitantes de 81 países.

Varella deu credibilidade a esse estudo considerando que o cérebro é o órgão que mais consome energia, sendo de 87% em recém-nascido, 44% aos cinco anos; 34% aos dez; 23% nos homens e 27% nas mulheres adultas.

Barber, em um recente artigo para o Huffington Post, citou uma pesquisa que comprovou que os investimentos em educação ajudam a elevar o QI da população e, consequentemente, reduz a religiosidade das pessoas.

“A educação melhora o pensamento racional e oferece às pessoas mecanismos não místicos para compreender o mundo”, escreveu. “Em suma, a educação proporciona às pessoas a oportunidade de buscar uma alternativa racional para o dogma religioso.”

Ele ressaltou, contudo, que não dá para afirmar que a inteligência leva as pessoas a rejeitaram a crença, porque se trata de uma questão complexa, com muitas variantes. “Mas é plausível acreditar que as pessoas mais inteligentes não aceitam alguns dos rituais mais improváveis exigidos pelas religiões.”

Fonte:
Paulopes

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pastor que divulgou outdoor contra homossexualismo chora pedindo para que a igreja reaja

O pastor Antônio Hernandes Lopes da Igreja Casa da Oração de Ribeiro Preto concedeu uma entrevista ao Portal Cristão News falando sobre a retirada do outdoor criado por eles mostrando mensagens bíblicas que condenam o homossexualismo.


O anuncio foi alvo de manifestações que fizeram com que a Defensoria Pública entrasse com uma ação pedindo a retirada do outdoor. O pastor afirma que não foi comunicado sobre a retirada, mas sabe que a decisão foi tomada pela vara cível da comarca de Ribeirão Preto, onde o juiz assinou uma liminar com pena de multa.

Mas não foi a igreja quem retirou o anuncio do local. “Quem tirou o outdoor foi o poder público, nós não tiramos o outdoor, nós não negamos à palavra de Deus”, disse o pastor que ainda citou o texto de Romanos 8:33 que diz “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”

Hernandes contou que recebeu a ligação do defensor público que ameaçou processá-lo caso ele não retirasse o outdoor, mesmo assim o pastor da Casa de Oração tentou negociar pedindo o cancelamento da Parada Gay (que aconteceu no dia 21), mas o defensor informou que o evento não poderia ser anulado.

O pastor acabou chorando durante a entrevista. “Eu não choro de tristeza, e sim de alegria, eu clamo a todos os homens e mulheres de Deus nesta terra: acorda Igreja! Acorda para o que estamos vivendo, acorda igreja que dorme! Eu não estou chorando porque eu estou com medo, eu estou chorando porque eu estou vendo uma igreja morta! Dormi em um país democrático e acordei em um país ditatorial!”

Fonte:
Gospel Prime

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Justiça retira outdoor de igreja com cunho homofóbico

Uma liminar pedida pela Defensoria Pública de Ribeirão Preto, assinada pelo juiz substituto da 6ª Vara Cível de Ribeirão Preto Aleksander Coronado Braido da Silva retirou de circulação um outdoor com trechos bíblicos condenando a homossexualidade.


A mensagem foi apagada justamente no domingo, quando a cidade recebia a sua 7ª Parada do Orgulho LGBT. A liminar foi expedida na noite da sexta-feira e ordenava a retirada imediata do outdoor próximo à Câmara Municipal e proibiu que a mensagem seja divulgada em qualquer outro meio de comunicação e ainda previu multa de R$10 mil reais para descumprimento da medida.

Para o defensor público Victor Hugo Albernaz Junior, “As frases usadas eram agressivas, discriminatórias e com conteúdo homofóbico”. A decisão da Justiça agitou o grupo evangélico Casa de Oração, autor da mensagem que expunha frases da Bíblia como “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável…” ou “até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros”.

Na internet, grupos e sites evangélicos contaram que acreditam que a decisão feriu a liberdade religiosa.

Fonte:
Lado A

domingo, 21 de agosto de 2011

São Paulo terá marcha pelo Estado Laico

Hoje, 21/08, ás 14:00, haverá uma concentração na Av. Paulista em defesa do Estado Laico.
A concentração partirá da Praça do Ciclista, próximo ao metrô Consolação, e seguirá em direção ao shopping Paulista as 16:00.


O evento convoca pessoas de todas as religiões com a intenção de manifestar o desejo de um Estado Laico verdadeiro.

Defendendo principalmente a idéia de que, em um país sem religião definida, como o Brasil, os temas politicos não deveriam ser decididos baseando-se em pensamentos religiosos.

A marcha será realizada durantes os meses de agosto e novembro em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e DF.

Mais infomrmações na página do facebook Marcha Pelo Estado Laico.

sábado, 20 de agosto de 2011

Nova pesquisa revela encolhimento do catolicismo no Brasil

É iminente o anúncio oficial da próxima visita do papa ao Brasil, que acontecerá em janeiro de 2013. Coincidirá com uma péssima notícia para a Igreja: o número de católicos no Brasil, que diminuiu aceleradamente nos anos 80 e 90 e se estabilizou no início da década passada, voltou a cair. É o que revela uma pesquisa inédita feita pelo economista Marcelo Néri, da FGV/RJ, com base em dados do IBGE.


Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 7,3% entre os que se declaram católicos. Nesse mesmo período, os evangélicos passaram de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros. Hoje, portanto, os católicos somam 68,4% da população — o menor porcentual da história (no início dos anos 80, 90% da população era católica).

A pesquisa mostra outra novidade: proporcionalmente, entre os brasileiros católicos há mais homens do que mulheres. É a primeira vez que isso acontece.

Por Lauro Jardim

Fonte:
Veja

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil em outubro

Em outubro os brasileiros terão a oportunidade de observar a chuva de meteoros Orionídeas. Será a segunda vez no ano que ocorrerá o fenômeno decorrente da passagem da Terra pela poeira liberada pelo cometa Halley (a primeira foi a Eta Aquarids, no início de maio). O ponto de onde os meteoros serão irradiados está localizado dentro da constelação de Orion, visível no Hemisfério Sul.


A chuva de Orionídeas geralmente começa em 15 de outubro e termina no dia 29 do mesmo mês. Os observadores do Hemisfério Sul poderão ver cerca de 40 meteoros caindo por hora. O ápice da chuva pode durar duas ou três noites, embora haja variações de ano para ano.

As chuvas de meteoros - popularmente conhecidas como estrelas cadentes - ocorrem periodicamente, sempre que o planeta Terra atravessa a órbita de algum cometa. No entanto, a intensidade das chuvas é sempre diferente. Segundo Pereira, uma chuva de meteoros nunca é igual a outra, podendo ser mais forte ou mais fraca.

Fonte:
Terra

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Datena continua espalhando preconceito contra ateus

O apresentador sensacionalista José Luiz Datena, não se arrependeu ao ser processado por insultar pessoas sem religião, e continuou espalhando o preconceito contra ateus.


Em uma entrevista ao programa da Hebe na RedeTV! em 16/08/2011, ao ser questionado pela ex-jogadora de basquete Hortência sobre o caso do processo sofrido por ter insultado os ateus durante seu programa, o apresentador se defende dizendo que insultar pessoas sem religião é uma coisa normal, pois sua bisavó dizia isto.

Claro que algo dito por pessoas que viviam em épocas menos desenvolvidas não serve para definirmos uma verdade atualmente. Ou ainda estariamos escravizando negros, e mulheres com 16 anos já estariam casadas e esperando seu primeiro filho.

Um argumento bem inocente e carregado de ignorância. Que ele ainda conseguiu piorar ao alegar que o mesmo está escrito na bíblia.

Ainda diz que, a frase usada para afirmar que as pessoas que cometem crimes bárbaros são pessoas sem deus no coração "virou até um ditado de tão sábio que é".



Fica clara a sua posição de preconceito declarado contra ateus. E, como todo preconceito, só será combatido com a informação.

A meu ver, ataques contra este tipo de pensamento, como o processo no caso, servirá para estimular o raciocínio das pessoas que têm fundadas em seus conceitos a imagem de um ateu aliado a maldade.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Procuradoria processa igreja e RedeTV! por ofensa a ateus

O Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a RedeTV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus sob acusação de terem ofendido os ateus.

Na ação, a Procuradoria reclama de frase dita pelo pastor João Batista no programa "O Profeta da Nação", exibido no dia 10 de março.



"Quem não acredita em Deus pode ir para bem longe de mim, porque a pessoa chega para esse lado, a pessoa que não acredita em Deus, ela é perigosa. Ela mata, rouba e destrói. O ser humano que não acredita em Deus atrapalha qualquer um", disse o pastor.

Para o procurador Jefferson Aparecido Dias, as declarações ferem a Constituição, que prevê a liberdade de pensamento e de religião. Ele lembra ainda que, apesar de a maioria da população ser cristã, o Estado brasileiro é laico.

O Ministério Público pede na Justiça que a emissora e a igreja exibam uma retratação durante o programa e uma explicação sobre a diversidade religiosa. As mensagens devem ter, no mínimo, o dobro do tempo da crítica do pastor.

A Procuradoria também quer que o Ministério das Comunicações fiscalize o programa.

A RedeTV! afirmou que não irá se manifestar porque o programa é uma produção independente de responsabilidade da igreja. A emissora ainda diz que não foi comunicada oficialmente da ação.

A Igreja da Graça foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou.

Fonte:
Folha

Vote no Hugo - Uma sátira ao pensamento religioso

Uma representação do texto de Tim Gorski satirizando o pensamento religioso.



VOTE NO HUGO

Hoje de manhã alguém bateu na minha porta. Era um casal bem vestido e arrumado. O homem falou primeiro, e disse:

João: Olá! Eu sou João, e esta é Maria.

Maria: Olá! Gostaríamos de convidá-lo para vir votar no Hugo com a gente.

Eu: Como assim? O que é isso? Quem é Hugo, e por que vocês querem que eu vote nele? Nem é dia de eleição hoje.

João: Se você votar no Hugo, ele lhe dará um milhão de dólares, e se não, ele te cobre de pancada.

Eu: Mas o que é isso? Extorsão da máfia?

João: Hugo é um multibilionário filantropo. Hugo construiu esta cidade. A cidade é dele. Ele pode fazer o que ele quiser, e ele quer te dar um milhão de dólares, mas isso só é possível se você votar nele.

Eu: Mas isso não faz o menor sentido. Se o Hugo construiu a cidade, é dono dela e pode fazer o que quiser, então por que ele precisa ser eleito? E por que ele…

Maria: Quem é você para questionar o presente do Hugo? Você não quer o milhão de dólares? Não vale a pena por votar nele uma vez só?

Eu: Bom, talvez, se for pra valer, mas…

João: Então venha com a gente votar no Hugo.

Eu: Vocês já votaram no Hugo?

Maria: Ah, claro, e…

Eu: E vocês já receberam o milhão de dólares?

João: Bom, na verdade não. Você só recebe o dinheiro depois de sair da cidade.

Eu: Então por que vocês não saem?

Maria: Você só sai quando o Hugo deixar, ou você não leva o dinheiro, e ele te cobre de pancada.

Eu: Vocês conhecem alguém que votou no Hugo, saiu da cidade e ganhou o dinheiro?

João: Minha mãe votou no Hugo por anos. Ela saiu da cidade ano passado, e tenho certeza de que ela ganhou o dinheiro.

Eu: Você não falou com ela depois disso?

João: Claro que não, o Hugo não deixa.

Eu: Então por que você acha que ele vai te dar o dinheiro se você nunca falou com alguém que conseguiu o dinheiro?

Maria: Bom, ele te dá um pouquinho antes de você ir embora. Pode ser um aumento de salário, pode ser um pequeno prêmio de loteria, pode ser que você acha uma nota de cinqüenta na rua.

Eu: E o que isso tem a ver com o Hugo?

João: O Hugo tem uns “contatos”.

Eu: Sinto muito, mas pra mim isso parece um golpe maluco.

João: Mas é um milhão de dólares, você vai arriscar? E lembre, se você não votar no Hugo, ele te cobre de pancada.

Eu: Talvez se eu pudesse ver o Hugo, falar com ele, pegar os detalhes diretamente com ele…

Maria: Ninguém vê o Hugo, ninguém fala com o Hugo.

Eu: Então como vocês votam nele?

João: Às vezes nós fechamos os olhos e votamos, pensando no Hugo. Às vezes votamos no Carlos, e ele conta pro Hugo.

Eu: Quem é Carlos?

Maria: Um amigo nosso. Foi ele que nos ensinou a votar no Hugo. A gente só precisou levá-lo pra jantar algumas vezes.

Eu: E você simplesmente acreditou no que ele disse, quando ele contou que existia um Hugo, e que o Hugo queria que vocês votassem nele, e que o Hugo daria uma recompensa?

João: Claro que não! Carlos trouxe uma carta que o Hugo lhe mandou anos atrás, explicando tudo. Tem uma cópia aqui, veja você mesmo.

João me entregou uma fotocópia de uma carta com o cabeçalho “Do punho de Carlos”. Havia onze itens ali:

1. Vote no Hugo e ele lhe dará um milhão de dólares quando você sair da cidade.
2. Use álcool com moderação.
3. Cubra de pancadas quem não for como você.
4. Coma bem.
5. O próprio Hugo ditou esta lista.
6. A lua é feita de queijo verde.
7. Tudo que o Hugo diz está certo.
8. Lave as mãos depois de ir ao banheiro.
9. Não beba.
10. Só coma salsicha no pão, e sem condimentos.
11. Vote no Hugo, ou ele te cobre de pancada.

Eu: Parece que isso foi escrito no bloco do Carlos. Tenho um palpite que se fôssemos conferir, descobriríamos que essa letra é do Carlos.

João: Claro que é. O Hugo ditou.

Eu: Pensei que vocês tinham dito que ninguém vê o Hugo.

Maria: Não agora, mas tempos atrás ele falava com algumas pessoas.

Eu: Pensei que vocês tinham dito que ele era um filantropo. Como é que um filantropo bate nas pessoas só porque elas são diferentes?

Maria: É o desejo de Hugo, e o Hugo está sempre certo.

Eu: Como você sabe?

Maria: O item 7 fala: “Tudo que o Hugo diz está certo”. Pra mim isso é suficiente.

Eu: Talvez o seu amigo Carlos tenha inventado isso tudo.

João: De jeito nenhum! O item 5 fala: “O próprio Hugo ditou esta lista.” Além disso, o item 2 fala: “Use álcool em moderação”; o item 4 diz: “Coma bem”; e o item 8 diz: “Lave as mãos depois de ir ao banheiro.” Todo mundo sabe que isso é certo, então o resto deve ser verdade também.

Eu: Mas o item 9 diz: “Não beba”; o que não bate com o item 2. E o item 6 diz que “A Lua é feita de queijo verde”, o que está simplesmente errado.

João: Não há contradição entre 9 e 2, 9 só esclarece 2. E quanto ao 6, você nunca esteve na Lua, então não pode ter certeza.

Eu: A ciência já estabeleceu muito bem que a Lua é feita de rochas…

Maria: Mas eles não sabem se as rochas vieram da Terra ou do espaço, então poderia muito bem ser queijo verde.

Eu: Não sou um perito, mas acho que a idéia é que dois ou mais corpos de bastante massa podem ter colidido durante a formação do sistema solar para criar o sistema Terra-Lua. Mas não saber exatamente como a Lua foi formada não tem nada a ver com ela ser feita de queijo.

João: A-há! Você acabou de admitir que os cientistas não podem ter certeza, mas nós sabemos que o Hugo está sempre certo!

Eu: Sabemos?

Maria: Claro, o item 5 diz isso.

Eu: Você está dizendo que o Hugo está sempre certo porque a lista diz, e a lista está certa porque o Hugo ditou, e sabemos que o Hugo ditou porque a lista diz. Isso é lógica circular, é a mesma coisa que dizer que “o Hugo está certo porque ele diz que está certo”.

João: AGORA você está entendendo! É tão bom ver alguém entender o jeito de pensar do Hugo!

Eu: Mas… ah, deixa pra lá. E que história é essa com as salsichas?

João (enquanto Maria enrubesce): É um esclarecimento do item 4. Salsicha, só no pão, sem condimentos. É a maneira do Hugo. Qualquer coisa diferente disso é errado.

Eu: Mas então pode comer hambúrguer sem pão? E bratwurst?

João: Peraí, peraí. Não vamos deixar as coisas mais complicadas do que elas são. É melhor deixar esses detalhes para os peritos profissionais no Hugo e suas regras.

Eu: E se não tiver pão?

João: Sem pão, nada de salsicha. Salsicha sem pão é errado.

Eu: Sem molho? Sem mostarda?

João (Gritando, enquanto Maria parece chocada): Não precisa falar assim! Condimentos de todos os tipos são errados!

Eu: Então uma pilha enorme de repolho azedo com umas salsichas picadas em cima, nem pensar?

Maria (enfiando os dedos nas orelhas): Eu não estou escutando!! La la la, la la, la la la.

João: Mas que nojento! Só um pervertido comeria isso…

Eu: Mas é bom! Eu como sempre!

João (amparando Maria, que desmaia): Se eu soubesse que você era um desses, não teria desperdiçado meu tempo. Quando o Hugo cobrir você de pancada, eu vou estar lá, contando meu dinheiro e rindo. Eu vou votar nele por você, seu comedor-de-salsicha-cortada-com-repolho!

E assim João arrastou Maria pra o carro, e foram embora.


Autor: Tim Gorski


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Novo livro derruba 36 argumentos para existência de deus

Uma ateia em missão de paz. É assim que Rebecca Goldstein, doutora em filosofia pela Universidade de Princeton e pesquisadora na área de psicologia em Harvard (EUA), se posiciona nas discussões, sempre acaloradas, entre ateus e religiosos.


Em seu novo livro, 36 Argumentos Para a Existência de Deus (Companhia das Letras, tradução de George Schlesinger, 536 páginas, 59 reais), Rebecca faz uma crítica ao radicalismo de ambos os lados. E um convite à conciliação. "Ateus têm que deixar o pedantismo de lado e parar de dizer como os religiosos devem pensar", diz, "E religiosos têm que parar de pensar que ateus são imorais e não sabem a diferença entre o bem e o mal."

Mistura de romance, ensaio filosófico e divulgação científica, 36 Argumentos... é uma saborosa provocação - para crentes e descrentes - dividida em duas partes. Na primeira, conta a história do "ateu com alma" Cass Seltzer, um psicólogo subitamente famoso por causa de um livro em que refuta... 36 argumentos sobre a existência de Deus. Ao final da aventura de Seltzer, que inclui experiências transcendentais, um apêndice reúne os 36 argumentos e os desmonta, um a um, com base em razões da biologia, astronomia, geologia, matemática, filosofia...


A tensão entre a parte ficcional e os argumentos científicos faz de 36 Argumentos... uma divertida cilada para fanáticos de ambos os lados. "Incluí os aspectos emocionais da discussão filosófica no formato de romance para servir de contraste ao apêndice", diz Rebecca. "Ao final de tudo, uma nova visão pode emergir do encontro entre esses dois lados antagônicos."

Confira aqui a entrevista de Rebecca Goldstein ao site da Veja.

Sinopse

Cass Seltzer é um professor mediano de psicologia da religião numa universidade de segunda categoria. Porém seu primeiro livro é um sucesso editorial e de vendas que lhe trouxe alguns belos dividendos: status intelectual, dinheiro, as atenções de uma famosa acadêmica, expert em teoria dos jogos, e uma proposta de emprego irrecusável em Harvard. Cass ganhou o apelido de “ateísta com alma”, pois, apesar de derrubar em seu livro um por um dos 36 argumentos a favor da existência de Deus, ele demonstrou notável conhecimento da essência da experiência religiosa e espiritual.

Rebecca Goldstein tece uma bem urdida trama de recordações, reflexões filosóficas e conceitos matemáticos apresentados com clareza, além de detalhar ricamente a vida dos personagens que circundam o protagonista. São 36 capítulos (não por acaso) e, no final do livro, temos os 36 argumentos que constituíam o apêndice original do livro de Cass Seltzer.

Fonte:
Veja

Do Big Bang à vida: evento discute no RJ a evolução do universo

O Big Bang, como se formam as estrelas, galáxias, moléculas complexas e até a vida: o workshop The Evolving Universe reúne de segunda até sexta-feira no Rio de Janeiro pesquisadores da América do Sul, Estados Unidos e Europa que discutem as mais recentes pesquisas e descobertas feitas sobre a evolução do universo.


"(O objetivo) não é só mostrar o que essas instituições estão produzindo, mas também incrementar a interação entre as universidades. Não é só a pesquisa pela pesquisa. O relacionamento humano também é importante para que as pessoas façam contatos, os alunos conheçam outros alunos, que eles possam fazer pós-doutorado em outras universidades. Quer dizer, que haja um intercâmbio acadêmico", diz o professor Ênio Frota, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Frota organiza o evento ao lado de Duília de Mello, professora da Universidade Católica da América (CUA, na sigla em inglês) e pesquisadora do Centro Espacial Godard, da Nasa - a agência espacial americana -, ambos nos Estados Unidos.

A diversidade de temas discutidos é ampla e no meio das apresentações científicas há espaço até para Deus. A presença de José Funes, diretor do Observatório do Vaticano, e a palestra do padre e professor de matemática da PUC-Rio Paul A. Schweitzer abrem espaço para a relação da religião com a ciência. A palestra de Schweitzer ocorre na noite de quinta-feira.

Frota explica que essa deve ser apenas a primeira edição do encontro. Os próximos devem ocorrer no Chile, Estados Unidos e Vaticano. No último dia, os pesquisadores discutem os detalhes, inclusive se o Evolving Universe será anual ou bianual.

O encontro é para especialistas - a língua das palestras, por exemplo, será o inglês -, mas o público em geral terá a chance de conhecer as pesquisas da área na terça-feira à noite, quando a professora Duília faz uma apresentação no planetário municipal. A cientista fala sobre o Big Bang, o futuro do Sol, as supernovas, os buracos negros e outros temas relativos à astronomia, inclusive sobre descobertas mais recentes na área.

A entrada da palestra "Do Big Bang ao Homem" é gratuita, mas serão distribuídas senhas antes de o evento começar para evitar que a lotação seja ultrapassada.

Fonte:
Terra

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Loco Abreu tenta chutar bola por cima do Cristo Redentor, é vaiado e retirado do local por seguranças

Estrela do Botafogo, o atacante uruguaio Loco Abreu foi alvo de vaias na semana passada. Mas não por causa de seu desempenho em campo. O jogador tentou uma jogada de risco no Cristo Redentor e acabou sendo retirado do local por seguranças, sob protestos de quem visitava a estátua.


Loco Abreu chutou três bolas de futebol na direção da estátua. Segundo o reitor do Santuário do Cristo, padre Omar Raposo, Loco tentava chutar uma bola por cima da imagem quando foi flagrado.

- Ele não tinha autorização alguma. Foi uma falta de respeito - disse o pároco.

De acordo com padre Omar, funcionários já prepararam um relatório sobre o que ocorreu. O documento deve ser entregue à Arquidiocese ainda na tarde desta terça. Segundo a assessoria do atacante, ele esteve no local para fazer um comercial para a Pluna, que vai inauguruar voos na rota Montevidéu-Rio de Janeiro. Padre Omar, no entanto, não confirma essa versão.

Fonte:
Extra

Grafite de brasileiro é atacado por fanáticos religiosos

Enquanto pintava um painel de 35 metros de largura por seis de altura em um muro de Atenas, Grécia, o artista plástico paulistano Eduardo Kobra, 35, era interrompido frequentemente.

Homens vestidos todos de preto ou de branco, de uma religião que ele não soube identificar, gritavam coisas em grego e faziam gestos com as mãos mostrando sua contrariedade com as primeiras cenas da obra "Evolução Desumana: primatas em evolução", em referência a Charles Darwin.


Ele prosseguiu com o trabalho, iniciado há 17 dias e quase no fim, quando, na última quarta (10), o que parecia ser o líder desses homens, um idoso com um chapéu, longa barba, anéis e um crucifixo grande no pescoço, se aproximou de forma mais agressiva, colocou o dedo em sua cara, apontou para os macacos soltando palavras incompreensíveis e, sem conseguir uma resposta, deu as costas e foi embora.

"Compreendi a intenção, mesmo sem entender a língua. Se eu pudesse, teria tentado apaziguar."

No dia seguinte, os macacos desenhados na obra amanheceram rabiscados em tinta branca. Moradores descreveram o tal homem barbudo e disseram que foi ele, em pessoa, que passou a madrugada danificando o trabalho de Kobra.

"Fiquei puto. Não é nada fácil sair do Brasil, vir para Atenas, trabalhar o dia todo, das 9h às 20h, com sol de 40 graus, e ver um trabalho muito difícil pichado."

Kobra fazia essa pintura a convite de um estudioso das artes de rua grego, Kiriakos Iosifidis, que pagou a viagem, hospedagem, alimentação e um cachê, além de ter conseguido autorização especial da prefeitura para pintar em um muro público, já que o grafite é proibido lá.

Ele disse que foi avisado que na região, próxima ao metrô Pefkakia, norte da cidade, havia seitas religiosas fanáticas. "Acharam uma afronta, mas nem tinha passado pela minha cabeça. A obra não tem nenhum apelo religioso, até porque eu creio em Deus."

Sua intenção, diz Kobra, era mostrar que os homens estão evoluindo para o mal, ficando mais intolerantes.

Ele ainda não sabe se vai retocar o estrago ou se, ao fazer isso, corre o risco de todo o resto também ser destruído. A polícia foi procurada e uma carta será entregue aos dois templos da região.

"Estamos pintando com medo. Corre o risco de vir um louco pra cima da gente. Você nunca sabe a reação das pessoas."

Ele trabalha com ajuda do também artista plástico Agnaldo Britto Pereira e, se forem refazer o pedaço destruído, calcula que atrase uma semana. A ideia original era terminar tudo até quarta-feira (17).

Esse é o sétimo painel que ele pinta para o projeto Greenpincel, sobre as agressões do homem à natureza. Recentemente, um desses trabalhos ficou pronto na avenida Rebouças, com a imagem de chaminés soltando muita fumaça. Da Grécia, ele vai para a Holanda e os Estados Unidos, para desenvolver trabalhos em 3D, sua especialidade.

Em São Paulo, sua obra mais conhecida é o mural de 1.000 m2 na avenida 23 de Maio, feito em 2009 no aniversário da cidade.

Fonte:
Folha

Pesquisa diz que o ateísmo continuará crescendo em todo mundo

De acordo com um estudo que será publicado ainda este mês o número de ateus em todo o mundo deve continuar crescendo e o motivo para a descrença seria as razões mercadológicas que tem tomado conta das religiões.


Outro dado levantado pelos pesquisadores é que quanto mais desenvolvido o país maior é o número de ateus. Na Suécia, por exemplo, o índice chega a 64% da população, seguida por Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%). Em contra partida, em uma das regiões mais pobres do mundo, a África sub-saariana, menos de 1% da população é formada por ateus.

O autor do estudo, Nigel Barber, vai mais longe e diz que chegará o dia em que quase todo o mundo vai se declarar sem religião. Para ele, as pessoas procuram as igrejas para se salvar de dificuldades e incertezas da vida. Mas hoje os profissionais como psicólogos e psiquiatras podem perfeitamente suprir essa lacuna.

Fonte:
Gospel Prime

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Programa de TV testará a descrença de ateus

Um canal de TV turco decidiu colocar à prova a convicção dos ateus, em uma competição cujo objetivo principal é incutir a fé nos participantes. A missão ficará a encargo de guias espirituais de quatro religiões distintas (islamismo, cristianismo, judaísmo e budismo).


Eles deverão atrair para o seu rebanho pelo menos uma pessoa que, no início do programa, não acreditava em Deus. O prêmio para os convertidos será uma viagem de peregrinação ao local considerado sagrado em sua nova crença.

"Penitentes Competem" (Tovbekarlar Yarisiyor em turco) deverá ir ao ar em setembro pela emissora Kanal T. A cada programa, dez ateus - e consequentemente, todos os telespectadores - terão que ouvir pregações de um imã, um padre ortodoxo grego, um rabino e um monge. Segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, uma comissão de oito teólogos deverá analisar os aspirantes ao jogo para garantir que apenas completos descrentes participem.

E para ateus que até pensam em admitir uma crença só para curtir aquelas férias em Meca (para os novos muçulmanos), Jerusalém (aos novos judeus ou cristãos) e Tibet (para os novos budistas), saibam que, após a conversão, deverão ainda ser monitorados pelos organizadores do programa. "Eles não podem ver essa viagem como férias, mas como uma experiência religiosa", disse o vice-diretor da emissora, Ahmet Ozdemir. Acredite se quiser.

Fonte:
Veja

Pastor desvia verba de R$ 2,5 milhões que seriam para pesquisas do turismo

Embrião do esquema de corrupção no Turismo do Amapá, a entidade Conectur é registrada numa igreja evangélica. Recebeu R$ 2,5 milhões do governo federal, mas nunca existiu. No seu endereço oficial funciona a Assembleia de Deus Casa de Oração Betel.


O pastor é o dono da Conectur, Wladimir Furtado. Ele mora no andar de cima e foi preso na Operação Voucher, da Polícia Federal. É acusado de envolvimento nos desvios de recursos em convênios do Ministério do Turismo e, segundo investigados, de repassar parte do dinheiro para a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP).


A deputada é chamada de "advogada" nas conversas telefônicas, de acordo com a polícia. O pastor nega as acusações.

O Estado foi visitar a "sede" da Conectur na sexta-feira. Acabou encontrando uma igreja. A ousadia é tamanha que o pastor pendurou no alto do prédio religioso uma bandeira mencionando o convênio com o Ministério do Turismo. O banner estava lá três dias depois da operação policial que desmontou o esquema. Em depoimento à PF, Furtado disse ser "turismólogo". Sua entidade ganhou R$ 2,5 milhões do Ministério do Turismo para cuidar da "Realização de Estudos e Pesquisas sobre Logística no turismo no Estado do Amapá, levando em conta a situação das redes estabelecidas ao redor dos serviços turísticos". A verba foi liberada, mas projeto não saiu do papel. E o dinheiro sumiu.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), pivô do esquema revelado pela Operação Voucher, foi, depois de 2009, uma espécie de "sucessor" da Conectur, que virou uma "subcontratada de fachada" do próprio Ibrasi. É o que, na avaliação dos investigadores, revela os indícios de uma grande organização criminosa, uma "quadrilha", que contou com a participação de funcionários do Ministério do Turismo.

A casa - ou a igreja, no caso - "caiu" na madrugada de terça-feira, quando agentes da PF prenderam o pastor e o esquema começou a ser desvendado. Ele havia colocado o sobrinho e a cunhada, que moram na periferia de Macapá, como "laranjas" na diretoria da Conectur. Os dois também foram presos na terça-feira e entregaram o jogo para a PF: o dinheiro do Ministério do Turismo, segundo eles, foi parar nas mãos da deputada Fátima Pelaes.

Wladimir, ex-prefeito da cidade de Ferreira Gomes (AP), não só foi entregue pelos parentes, como teve de contratar um advogado às pressas por R$ 40 mil para tentar sair da cadeia e também livrá-los da prisão.

Fonte:
Midia Max News

domingo, 14 de agosto de 2011

Verba para Copa 2014 será usada na construção de hotel da igreja em Aparecida

Segundo reportagem publicada pelo portal UOL, o Santuário Nacional de Aparecida, receberá um empréstimo de R$ 32,5 miilhoes que virão do programa "BNDES ProCopa Turismo".


O dinheiro deverá ser usado para a construção de um hotel popular, batizado de "Cidade dos Romeiros".

Estes recursos deveriam ser investidos em cidades que estejam próximas às sedes do Mundial, desde que exista demanda turística na localidade, que seria o caso de Aparecida.

O detalhe é que o hotel teria como alvo as classes C e D, totalmente diferentes do perfil dos turistas que virão para a Copa do Mundo.

O Santuário Nacional explicou que "o programa de financiamento para a Copa 2014 foi posterior à entrada do processo do Santuário Nacional junto ao BNDES. O financiamento para o hotel foi aprovado na linha "Programa de Incentivo ao Turismo", produto regular do banco."

O banco confirma e diz que a construção do hotel entre os dois maiores centros do país (São Paulo e Rio) poderia ser utilizado por turistas que queiram visitar uma das Basílicas mais conhecidas do mundo.

Fonte:
Rede Bom Dia
Uol

Pastores ateus são comuns na Holanda

Um estudo da Universidade Livre de Amsterdam relatou que um a cada seis clérigos na Igreja Protestante holandesa são agnósticos ou ateus.


Um professor dessa universidade, Stoeffels Hijme, acredita que esse tipo de discurso pode ajudar o cristianismo a permanecer “competitivo no mercado de ideias”, ele diz que somente se reinventando é que a religião conseguirá sobreviver por muito mais tempo.

Um exemplo, é o pastor Klaas Hendrikse, da igreja Êxodo da cidade de Gorinchem, que tem uma forma bastante diferente de pregar: ele diz que Deus não é um ser sobrenatural e que a vida eterna não existe.


“Pessoalmente, não tenho talento para crer na vida depois da morte. Não, para mim, a nossa vida, nossa tarefa, está antes da morte”, disse em uma de suas mensagens.

Os cristãos mais tradicionais tentaram tirá-lo do comando da igreja, mas não foram atendidos

Fonte e mais informações
Gospel Prime

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Igreja da Colômbia é condenada a pagar R$ 392 mil por pedofilia

Um tribunal colombiano condenou a Igreja Católica desse país a pagar 430 milhões de pesos (cerca de R$ 392 mil) aos pais de dois menores abusados por um sacerdote condenado e preso por esse caso, em uma sentença sem antecedentes, informou um líder católico nesta quarta-feira (10).


A sentença foi proferida pelo tribunal superior da cidade de Ibagué contra a diocese das cidades de Líbano e Honda, departamento de Tolima (centro), lideradas pelo sacerdote Luis Enrique Duque Valencia, de 65 anos, que cumpre pena de 18 anos de prisão.

O sacerdote foi condenado pelo crime de abuso sexual contra duas crianças que tinham 7 e 9 anos em 2007, quando ocorreram os crimes.

As crianças são filhos de uma família deslocada pela violência no país, e que foram acolhidos pelo sacerdote por conta da pobreza dos pais.

A sentença foi apelada diante da Corte Suprema de Justiça porque a Igreja Católica colombiana considera que o caso já foi judicializado com a condenação contra o sacerdote, e a Igreja como instituição não poderia responder pelo caso particular de um de seus membros, disse o monsenhor Juan Vicente Córdoba.

"O padre já foi castigado e não há uma relação contratual entre ele e a Igreja. A relação não é trabalhista e sim espiritual. É um caso privado pela conduta pessoal", afirmou o secretário-geral da Conferência Episcopal da Colômbia.

Apesar de a Justiça da Colômbia já ter condenado diversos sacerdotes por diferentes casos de pedofilia, esta é a primeira vez que a Justiça colombiana profere uma decisão contra a Igreja Católica como instituição.

Fonte:
G1

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Igreja Assembleia de Deus é interdita por cultos escandalosos

Uma Igreja Assembleia de Deus da Missão foi interditada por causar transtornos a moradores do centro da cidade ribeirinha, no município de Penedo.


Uma decisão judicial expedida pelo juiz da 3° vara Civil de Penedo, Luciano Américo Galvão Filho, resultou na interdição da Igreja Assembleia de Deus da Missão. Segundo o juiz, o que motivou a decisão foi um descumprimento a uma ordem da justiça que por várias vezes tentou entrar em acordo com os responsáveis pelo estabelecimento, que há tempo estava em conflitos com os vizinhos da sede. Os moradores reclamam do excesso do barulho causado pela igreja.

De acordo com o advogado José Glivaldo Souza Nunes, o templo religioso foi advertido inúmeras vezes sobre o barulho que incomodava os vizinhos da localidade, principalmente pessoas idosas. Ainda de acordo com ele, uma planta falsa do imóvel chegou a ser apresentada à justiça, alegando que uma das paredes de uma casa vizinha pertencia a igreja. O vizinho provou o inverso.

O advogado ainda sugeriu certo limite de horário para os gritos de louvores ou até mesmo algum revestimento nas paredes com espuma, o que geraria um ambiente fechado e acústico, sem causar transtornos aos moradores da região.

“Todas as possibilidades foram discutidas e algumas idéias acatadas pelos responsáveis da Igreja, no entanto, o desrespeito ao acordo resultou na interdição do local”, declarou o advogado.

A gritaria

Segundo informações de uma das moradoras que preferiu não ter seu nome divulgado, não seria nada demais a prática religiosa no local, no entanto, o barulho é muito alto e realmente incomoda os vizinhos.

“Se os fieis da igreja tem o direito de praticar a sua fé, nós também temos o direito de termos o silêncio garantido dentro de nossas casas. Também sou cristã e não acredito que Jesus Cristo seja surdo”, reclamou a moradora.

Decisão do TJ/AL

Para finalizar o caso, o advogado José Glivaldo informou que a Igreja Assembleia de Deus da Missão já recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça de Alagoas, mas a sentença foi mantida. Nenhum líder religioso quis comentar sobre o caso.

Fonte:
Primeira Edição

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Padre diz que a violação da fé é dez mil vezes pior que estupro de uma filha

O padre argentino Jorge Gómez (foto) disse a uma emissora de rádio que a “violação da fé é dez mil vezes pior que o estupro de uma filha”.


O padre Pato, como é conhecido, fez a declaração para explicar por que interrompeu a peça cômica "Educação Sexual Moderna" no momento em que um sacerdote se mostrava atormentado com o celibato. Tratava-se apenas de um trecho do espetáculo.

Ocorreu no dia 14, em Malargue, província de Mendonza. Diante de uma plateia de 8.500 pessoas, o padre subiu no palco e pediu ao ator que pulasse aquela parte. “Somos todos católicos, e eu sou padre e não permitirei que [vocês] sujem a minha castidade.” Houve aplausos e vaia.

A comparação de Pato entre a fé e o estupro provocou forte reação de setores da sociedade argentina. O padre foi criticado até por alguns de seus colegas. O padre Vicente Reale, por exemplo, disse que a declaração foi “lamentável, repugnante, desarticulada, paranoica e injusta”.

A Federação Argentina de Lésbicas e Gays pediu o afastamento de Pato. Na imprensa, ele virou motivo de piadas.

Pato reconheceu ter feito uma declaração infeliz que, segundo ele, foi reproduzida "fora do contexto" pela imprensa.

Fonte:
Paulopes

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Descoberto maior reservatório de água do universo

Duas equipes de astrônomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água do oceano do mundo, envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.


Astrônomos já haviam detectado vapor d'água, que é um sinal importante para investigar o universo, em outras partes do universo, mas não em tanta quantidade. "É uma demonstração de que a água está por todo o universo, ainda que em tempos mais antigos", avaliou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia.

Quasares são objetos brilhantes e muito distantes no universo. Estão localizados nos núcleos de galáxias e são abastecidos com a energia de buracos negros. O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo que o Sol e produz energia superior à energia de trilhões de sóis.

Fonte:
Terra

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Página da Fox no Facebook recebe mais de 8.000 ameaças de morte contra ateus

A página da Fox News no Facebook teve mais de 8.000 ameaças de morte postadas em seu mural após o diretor de comunicações da "American Atheists", Blair Scott, aparecer no canal de TV Fox News para declarar a ação do grupo na esperança de parar a construção de um crucifixo no World Trade Center Memorial.


Os administradores da página da
Fox no Facebook trabalharam arduamente para apagar as mensagens de ódio, mas não antes de um blogueiro ateu capturar alguns screenshots.

A ação dos ateus afirma que a exibição da
cruz é inconstitucional por misturar Igreja e Estado.

Fonte:
Allfacebook

Igreja católica tenta censurar obra que mistura Cristo e cultura pop

A Igreja Católica das Filipinas iniciou uma batalha contra o autor de uma exposição artística exibida em Manila que inclui um crucifixo com um pênis e mistura imagens religiosas com preservativos e elementos da cultura pop.

Com o apoio de vários grupos católicos, a Conferência Episcopal solicitou ao Centro Cultural das Filipinas em Manila, que retire a obra "Poleteismo", do artista Mideo Cruz, exposta na galeria desde 17 de junho.

As imagens de Cristo ao lado de preservativos coloridos, velhos disquetes de computador, fotografias de Barack Obama e da ex-primeira dama filipina Imelda Marcos, dividem espaço com calendários dos anos 1990 que anunciam cigarros e propaganda eleitoral, ao lado de desenhos dos "Teletubbies" e fotos de Michael Jordan em um mural de cinco metros de comprimento criado por Cruz.


Logo a frente da obra, é possível ver um crucifixo de madeira de dois metros de altura, decorado com pedaços de latas de Coca-Cola, rosários, um sudário e um pênis vermelho.

"Os que fizeram isso são doentes. Ninguém que esteja em plena consciência e tenha um sistema de valores pensaria em fazer algo assim", protestou o arcebispo emérito de Lingayen, Oscar Cruz.

Manolo Dayrit, um dos presentes em um debate organizado pelo museu sobre a exposição, anunciou ações legais contra o artista e os responsáveis da galeria por "insultar os valores religiosos" e por "trair a confiança pública", já que o museu é estatal.

O artista, que já tinha exposto parte desta obra em outros museus menores há quase 10 anos sem que ninguém protestasse, afirmou que "o público que deve decidir".


"Não quero ofender ninguém, mas sim provocar. Não me surpreende muito a controvérsia porque cresci nesta cultura e também me ensinaram a acreditar em Papai Noel", declarou à Agência EFE. "Poleteismo é o espelho de nossa sociedade e de nós mesmos, justifica.

Em relação ao órgão sexual masculino, centro da polêmica, lembrou que foram objetos de devoção em muitas culturas, são usados como amuletos, estátuas simbólicas, e podem ser interpretados como um símbolo de poder e patriarcado, assinalou.


Alguns especialistas consideram que a polêmica foi especialmente amarga devido à agressiva campanha da Igreja contra as leis de planejamento familiar e de divórcio que estão sendo debatidas no Parlamento.

Fonte:
G1

Vereador é morto em evento religioso

Um vereador de Franco da Rocha morreu baleado nesta sexta-feira em uma tradicional romaria que parte do município em direção a Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo. Segundo a assessoria da Câmara de Vereadores francorrochense, Rodrigo da Cruz França (PV) teria discutido com outro colega de plenário, Leozildo Barros (PT), suspeito de ser o autor do disparo.


Ainda de acordo com a Câmara, a vítima estava em seu terceiro mandato e já presidiu a Casa. Ele foi socorrido no município de Cajamar, mas não resistiu. A Câmara disse que a seccional de Franco da Rocha teria localizado o suspeito, mas a unidade policial negou a informação.

Fonte:
Fátima News


Quem não brinca com deus também é punido.

Telescópio registra evidência de oxigênio em nebulosa

O telescópio espacial Herschel encontrou a primeira evidência forte da existência de moléculas de oxigênio (O2) na nebulosa de Órion, afirma nesta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Segundo a agência, o registro é 10 vezes maior que observações anteriores, mas ainda bem abaixo das expectativas teóricas.


O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante do universo, atrás apenas de hidrogênio e hélio, e é fundamental para a vida na Terra.

"A teoria sugere que deveríamos achar uma grande quantidade de átomos de oxigênio das moléculas de oxigênio, mas buscas anteriores continuavam falhando em achar essa grande quantidade", afirma Paul Goldsmith, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa - a agência espacial americana -, autor principal do artigo que descreve o achado. "Com esses novos dados, nós finalmente temos um forte palpite de onde o oxigênio cósmico pode estar se escondendo", diz o astrônomo.

Segundo a ESA, os astrônomos procuram por assinaturas da energia que os átomos de oxigênio emitem, mas o oxigênio da atmosfera da Terra atrapalha a busca. Como o Herschel está no espaço, fica mais fácil descobrir o elemento.

Fonte:
Terra

domingo, 7 de agosto de 2011

Nasa encontra indícios de água em estado líquido em Marte

Uma sonda da Nasa - a agência espacial americana - que orbita Marte registrou imagens do que parece ser água em estado líquido no planeta vermelho. Já se sabe que há água no astro, mas sempre foi encontrada em forma de gelo.

Manchas escuras seriam água descendo encostas de Marte

"O programa de exploração de Marte continua a nos deixar mais próximos de determinar se o planeta vermelho poderia abrigar vida de alguma forma (...) e isso reafirma Marte como um importante destino futuro para a exploração humana", diz Charles Bolden, diretor da Nasa.

Segundo a Nasa, o registro mostra manchas escuras que aparentemente se estendem para baixo pelas encostas durante a passagem da primavera para o verão na região observada, diminuem no inverno e voltam a se espalhar na primavera. O ciclo sugere que a água se congela na estação mais fria e entra em estado líquido com o calor.

"A melhor explicação para essas observações é o fluxo de água salgada", diz Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, autor do artigo que explica o registro e que será publicado na revista especializada Science. De acordo com especialistas da Nasa, a água possuiria uma quantidade tão grande de sal que seria extremamente espessa.

A agência ainda não afirma que a descoberta seja água realmente, mas os indícios apontam que sim. A partir de agora, esse novo achado ajudará a planejar as missões futuras no planeta vermelho, com o objetivo de confirmar a presença do líquido. Mas a Nasa informa que o Curiosity, próximo robô andarilho a ser enviado a Marte, não poderá ajudar muito nesse sentido, já que seu local de pouso é muito longe do local das descobertas e ele não poderá se deslocar até lá.

Veja mais imagens aqui.

Fonte:
Terra

Cientistas britânicos procuram por evidências de universos paralelos

Cientistas britânicos estão à procura de sinais que comprovem que vivemos em um multiverso - um universo onde coexistem vários universos alternativos ao mesmo tempo. Segundo a agência UPI, os cientistas buscam encontrar algumas indicações na radiação deixada pelo Big-Bang no momento do surgimento do Universo, as quais poderiam provar que tanto o Big-Bang quanto a nossa existência seriam resultados de uma colisão entre dois universos paralelos.


"Esse trabalho que estamos iniciando testará uma teoria que é realmente maravilhosa: que nós vivemos dentro de um vasto multiverso, onde outros universos constantemente estão sendo criados", afirma Stephen Feeney, pesquisador envolvido no projeto.

Esses universos paralelos, que por enquanto só existem em teoria e na ficção científica, podem ser completamente diferentes do nosso, e também abrigar inúmeras manifestações de vida.

O site TG Daily divulgou que um time de cosmólogos da University College London e da Imperial College London está fazendo simulações de como seria o universo com e sem essas teóricas colisões entre universos paralelos e desenvolveram um novo algoritmo que determina qual dessas possibilidades encaixa-se melhor com os últimos dados recolhidos pela sonda WMAP.

Os primeiros resultados não são consistentes e não podem provar ou rechaçar a existência de múltiplos universos. Contudo, informações futuras poderão resolver esse enigma.

Fonte:
Terra

Cientistas encontram quatro possíveis sinais de colisão com outros universos

Cientistas encontraram quatro possíveis sinais de colisão com outros universos, quatro formações esféricas no céu que, segundo seus modelos matemáticos, não podem ser atribuídos ao acaso.


Estatisticamente, os resultados não são consistentes o suficiente nem para confirmar a teoria dos multiversos e nem para descartá-la.

Mas, segundo eles, a sonda WMAP da NASA não é a última palavra em termos de radiação cósmica de fundo.

O telescópio espacial Planck, da agência espacial europeia, já está rastreando o céu, e deverá gerar um mapa muito mais preciso.

Os cientistas planejam esperar por esse mapa e então rodar seus programas sobre seus dados. Só então, afirmam eles, algo "definitivo" poderá ser dito sobre a teoria dos outros universos.

Fonte:
Inovação Tecnológica

Cientista diz que círculos nas plantações estão cada vez mais elaborados

Sabe aqueles círculos que de tempos em tempos aparecem em lavouras ou no campo, e que muita gente credita ser obra de extraterrestres? De acordo com o físico Richard Taylor, em texto divulgado pelo site Live Science, os "artistas por trás dessas obras", estão usando técnicas cada vez mais elaboradas, utilizando padrões mais qualificados em matemática, necessários para traçar projetos épicos, e com tecnologias mais avançadas, empregando ferramentas como geradores de microondas.


"Hoje os desenhos de círculos são mais complexos do que nunca, com até 2 mil formas individuais de arranjos, usando linhas de construção intrincadas que são invisíveis para o observador casual", afirma Richard Taylor, diretor do Materials Science Institute, da Universidade de Oregon.

Ferramentas tradicionais utilizadas por estes artistas incluíam pranchas de madeira que pudessem atravessar as lavouras sem danificá-las. Hoje, os responsáveis pelos círculos têm acesso ao poder de computação para gerar diferentes efeitos, lasers, microondas e sistemas de posicionamento global (GPS).

Círculos nas plantações representam o maior movimento artístico orientado para ciência. Contudo, pesquisas já registraram alterações nas lavouras que indicam que elas foram superaquecidas com radiação eletromagnética. Assim, além das teorias de conspiração geradas a partir de sua origem, as técnicas de formação de círculos trazem uma série de implicações para a saúde humana porque as lavouras danificadas são colhidas e os grãos entram na nossa cadeia alimentar.

Saiba mais sobre os circulos nas plantações aqui.

Fonte:
Terra

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Testemunhas de Jeová são orientados a discriminar ex-fieis e seguidores de outras crenças

Testemunhas de Jeová do Ceará foram orientadas pela igreja a discriminar o ex-fiel Sebastião Oliveira, 53, que foi expulso da religião por escrever artigos em jornais sobre suas crenças.


A prática tem como objetivo fazer com que o ex-fiel "caia em si e retorne para Jeová".

Até sua irmã, que é da mesma religião, se afastou por orientação da igreja.

O senhor discriminado declarou que não anda mais pela vizinhança para evitar a humilhação de ser ignorado. Mesmo parecendo irônico, pois este tipo de religião sempre passou a impressão de que não se importam com o ato de serem ignorados pelos outros na rua.

Além da discriminação contra fieis expulsos, a igreja também proíbe a relação de testemunhas de Jeová com pessoas de outras crenças. O que causou o afastamento social do Sr. Sebastião por não ter contato com pessoas de outras religiões.

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação civil pública para tentar impedir a igreja de praticar estes atos de discriminação.


Ser discriminado por testemunhas de Jeová não parece ser algo tão grave. Acredito que a maioria da população até gostaria de ser.

Sebastião tirou a sorte grande. Pode andar livre nas ruas sem correr o risco de ser parado por fiéis que gostam de falar sobre si mesmas, achando que todos estão dispostos a conhecer suas interpretações sobre a bíblia.

Com informações
Folha.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Casal processa Igreja Universal por cobrar cura que não aconteceu

A Igreja Universal do Reino de Deus da cidade de Nova Ponte, será processada por uma família que foi enganada em relação a cura de seu filho que tem vários problemas de saúde.


Os pais alegam que o pastor da IURD disse que eles precisavam participar da Fogueira Santa para que seu filho fosse curado, mas para poder participar eles precisavam doar bens materiais e dinheiro. “Teríamos de doar nossos bens mais valiosos como carro, jóias. Demos R$800 em dinheiro”, conta Wederson Reis da Silva, o pai da criança.

O casal tem um filho de cinco anos que nasceu prematuro e aos dois meses teve hidrocefalia, uma doença no cérebro. Depois ele contraiu meningite cinco vezes e acabou com paralisia cerebral.

Apesar da oferta e da fé do casal, a cura da criança não aconteceu e agora a família está sem carro e sem dinheiro. Paola Amália Souza, diz que não tem como levar o filho ao médico porque não tinha carro e também não tinha dinheiro para pagar o aluguel. “Me sinto enganada”, desabafa.

O pastor que enganou esses pais, foi transferido de cidade.

O advogado da família, João Paulo Nunes, disse que vai pedir indenização por danos morais e a devolução dos bens doados à igreja.

A igreja Universal mandou uma representante e um advogado de Belo Horizonte, mas nenhum deles quis gravar entrevista.

Fonte:
Gospel Prime

DF terá marcha pelo Estado laico

No domingo, 21/08/2011, será realizada em Brasília a "Marcha pelo Estado Laico".


Defendendo a idéia de que, em um país como o Brasil, sem religião definida, os temas politicos não deveriam ser decididos em nome de deus.

Citando exemplos recentes na política que tiveram interferência de religiosos, como o caso do casamento homoafetivo que foi anulado em Goiás pelo juiz Jeronymo Pedro Villas Boas onde ele diz que "agiu por deus".

A manifestação também critica a decisão do prefeito Eduardo Paes, que criou um projeto de lei tornando o ensino religioso obrigatório em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro.

Mais infomrmações na página do facebook Marcha pelo Estado Laico - Brasília

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pastor Silas Malafaia cria campanha que pede R$911 para cada fiél em troca de multipicação financeira

O pastor Silas Malafaia lançou em seu programa Vitória em Cristo, a campanha de extorsão mais descarada dos últimos tempos. Intitulada "Medida Extra", ela pede para que cada um de seus fiéis doe para igreja R$911.


A promessa do pastor, é de que, doando a quantia para igreja, deus o recompensará com "discernimento, visão espiritual e multiplicação financeira”.

Certo de que a ganância de seus fiéis resultará na maior campanha já realizada pelo pastor, ele parece não ligar para a crítica negativa e a má impressão que estes atos de corrupção causam para imagem da igreja evangélica.

Como de costume, a campanha conta novamente com a ajuda do Dr. Morris Cerullo, “considerado uma das maiores autoridades mundiais em oração e batalha espiritual” segundo a Associação Vitória em Cristo, para motivar os fiéis.

Como brinde, os participantes desta campanha ganharão uma bíblia. E, provavelmente, só isso mesmo.

Segue o vídeo da campanha


E que este povo ingênuo aprenda a investir o dinheiro em algo com risco de retorno mais garantido.

Site da campanha: http://www.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/hotsite/medida-extra/home.cfm

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caetano Veloso diz não acreditar em Deus durante programa na rede Globo

O cantor Caetano Veloso disse durante um depoimento no programa "Domingão do Faustão", no último dia 31 de julho, que não acredita em Deus.


Caetano falava sobre Glória Pires, a homenageada do programa, e de como queria fazer a trilha para o filme "Índia", de Fábio Barreto.

"Glorinha, você sabe, quando eu vi sua fotografia no jornal fazendo o filme 'Índia', do Fábio Barreto, eu pedi a Deus... eu nem acredito em Deus, mas pedi a Deus, pra que me chamassem para fazer a música deste filme", disse o cantor e compositor.

No Twitter alguns usuários se mostraram indignados com a declaração de Caetano. Da mesma forma é também possível ver mensagens de apoio e de indiferença à posição do artista.

O vídeo pode ser visto no site do programa. A declaração ocorre a partir dos 23 minutos.

Fonte:
Cifraclub News

Uma declaração digna de ser valorizada.

É de extrema coragem do cantor, colocar sua imagem em risco, ao dizer não acreditar em deus no maior canal de divulgação do Brasil.

Opiniões deste tipo na internet, ou entre amigos, também são de grande importância e valor. Mas quando isto é dito por pessoas que tem uma influência maior na sociedade, acredito que seja um passo maior para acabar com a discriminação e o preconceito contra pessoas que não acreditam em religião.

Ajuda a estimular o pensamento de quem é contra, e os faz pensar se é mesmo verdade tudo o que as igrejas dizem sobre ateus, abrindo espaço para discussões onde, ultimamente, a razão está sendo mais aceita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons