Rocha inédita descoberta pela Opportunity sugere que houve vida microbiana em Marte

Depois de uma longa jornada Marte afora, o robô Opportunity encontrou uma rocha com uma composição completamente diferente de qualquer coisa que ele havia encontrado em seus primeiros 7,5 anos de exploração.


A rocha foi aparentemente arrancada do solo por um impacto que cavou uma cratera do tamanho de uma quadra de tênis na borda da cratera.

"Ela é diferente de qualquer rocha jamais vista em Marte", disse Steve Squyres, cientista-chefe do robô Opportunity. "Ela tem uma composição semelhante a algumas rochas vulcânicas, mas há muito mais zinco e bromo do que temos visto normalmente.

"Estamos tendo a confirmação de que chegar até a Endeavour realmente nos daria o equivalente a um segundo local de pouso para o Opportunity," completou.

Há cerca de três semanas, o robô marciano chegou na borda de uma cratera de 22 km de largura, chamada Endeavour. A cratera já foi quase totalmente intemperizada, restando apenas cristas descontínuas em sua borda.

A primeira pedra examinada tem o tamanho de um banco de jardim, com uma superfície achatada. Ela foi batizada de Tisdale 2.


Os pesquisadores usaram um instrumento no braço robótico do robô para identificar os elementos em vários pontos na rocha.

Eles também examinaram-na usando imagens microscópicas e vários filtros da câmera panorâmica.

A diversidade de fragmentos na rocha Tisdale 2 pode ser um indicador de outros minerais ainda não conhecidos, e que poderão ser encontrados na cratera.

Observações feitas por sondas em órbita de Marte sugerem que as rochas expostas nas bordas da cratera Endeavour datam do início da história marciana e incluem minerais de argila que se formam em condições úmidas pouco ácidas, possivelmente mais favoráveis para a vida.

Fonte:
Inovação Tecnológica

Comentários