Vaticano recebe duras criticas em novo escândalo sobre pedofilia

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, fez duras críticas ao Vaticano nesta quarta-feira (20/07) em relação aos resultados do relatório Cloyne. Divulgado na semana passada, o documento acusa a Igreja Católica de encorajar bispos a não reportar à polícia suspeitas de pedofilia entre padres do país. As informações são do jornal britânico The Guardian.


Em discurso ao parlamento, o premiê afirmou que as últimas acusações sobre abusos sexuais mostram "o caráter doentio, elitista e narcisista" que domina a cultura do Vaticano nos dias de hoje.

"O estupro e a tortura de crianças foram minimizadas pela igreja para manter sua reputação e seu poder". O Relatório Cloyne é o resultado de uma investigação sobre como acusações de abuso sexual infantil na diocese de Cloyne, no sul do país, foram tratadas pelo Vaticano até 2009.

A investigação concluiu que a igreja violou suas próprias normas relativas à proteção de crianças, não relatando acusações contra 19 padres.

O líder da oposição Michael Martin também criticou a Igreja Católica, lembrando que, após os escândalos de 2009, o Vaticano havia prometido cooperar com o governo irlandês.

Fonte:
http://operamundi.uol.com.br/

Comentários