Pesquisa revela: religião pode encolher o cérebro

Muitas pesquisas realizadas sobre o tema religião revelaram que ela faz bem a saúde em curto prazo, porém um novo estudo pode acabar derrubando todos os resultados anteriores, mostrando que ter uma crença muito forte pode na verdade fazer mal ao cérebro e até mesmo encolher uma parte dele.


Esse estudo, que foi desenvolvido pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, comparou indivíduos religiosos aos que não creem para que pudesse ser medido o nível de depressão nas 268 pessoas, que tinham entre 58 e 84 anos. Mas durante as ressonâncias magnéticas, os cientistas notaram que havia diferença no tamanho do hipocampo (local do cérebro que está ligado à emoção e a formação da memória).

Essa diminuição, que é comum em pessoas com Alzheimer, pode ser causada pelo stress que os religiosos passam devido a sua crença, pois eles têm que "lutar" pelo que acreditam e ir contra a maioria. Isso faria com que alguns hormônios que diminuem o tamanho do hipocampo, com o passar do tempo, acabam sendo liberados.


Também existem outros problemas que a religião pode trazer, que deixam os crentes sobre pressão, como por exemplo: quando alguém peca, ou quando as ideias da pessoa vão contra os ensinamentos de sua religião ou ainda quando elas são perseguidas por suas crenças, tudo isso pode fazer com que sua vida possa ficar mais estressante do que a de um ateu.

Os pesquisadores responsáveis alertam que a quantidade de dados ainda é pequena, por isso novos estudos sobre o tema devem ser feitos.

Então fica o recado: se você acredita em algo, faça com que isso seja sua paz e não mais um motivo para se estressar.

Fonte:
Minilua

Comentários