Câmera digital com quase 1 bilhão de pixels fará mapa 3D do espaço

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou nesta quarta-feira (6) a construção da maior câmera digital já criada para uma missão espacial.


Com 938 milhões de pixels de resolução, a “Olho de Gaia”, como foi apelidada, vai examinar mais de um bilhão de estrelas e montar um mapa em 3D na nossa galáxia e das vizinhas. Para efeito de comparação, o olho humano consegue observar, no máximo, alguns milhares de estrelas da Via Láctea em uma noite clara.

Para montar o mapa tridimensional, a câmera irá rastrear e determinar as posições e movimentos dos astros no espaço durante cinco anos, a começar em 2013, além de identificar seus brilhos e características espectrais.

A tecnologia por trás do mapeamento é resultado da montagem de 106 CCDs (Charge Coupled Devices), sensores de luz, responsáveis pela captação da imagem, que formam um mosaico de 1 x 0,5 metro, em sete colunas.

Dos 106 sensores eletrônicos, apenas quatro vão checar a qualidade da imagem e a estabilidade do ângulo de 106,5º, enquanto todos os 102 restantes serão dedicados exclusivamente para a detecção das estrelas.

Apesar da grandeza dos números da câmera - 1 bilhão de pixels, 1 bilhão de estrelas -, a missão não conseguirá mapear nem uma fração das estrelas da Via Láctea, que abriga mais de 200 bilhões segunda estimativas.

No entanto, o programa de mapeamento também incluirá a captação de outros corpos celestes do Sistema Solas, tais como asteroides e planetas anões além da orbita de Plutão.

Fonte:
MSN

Comentários