O crescimento do ateísmo no mundo reflete a evolução social humana

Antigamente, poucos sabiamos sobre leis da física e o universo. Fenômenos naturais poderiam ser considerados como "medidores do humor" dos deuses. Uma sociedade do século V poderia achar que um raio era obra de deus, ou se uma doença contaminasse sua população, seria considerado um castigo divino sobre os pecadores.

Ao longo da história, os fenômenos passaram a ser entendidos. As ciências evoluíram e, atualmente, conseguimos explicar grande parte das coisas que acontecem ao nosso redor. O conhecimento humano foi evoluindo e os ateus foram aumentando de numero conforme entendemos melhor o universo em que vivemos.

Podemos entender esse aumento do nosso desenvolvimento observando os países em que o IDH é maior e fazendo um balanço de acordo com o número de pessoas religiosas que o habitam.

A imagem mostra que os países mais religiosos são os que têm a população mais pobre e subdesenvolvida.

Uma enquete realizada entre novembro e dezembro de 2006 e publicada no Financial Times mostrou as taxas de população ateia nos Estados Unidos e em cinco países europeus. As menores taxas de ateísmo estão nos Estados Unidos, apenas 4%, enquanto as taxas de ateísmo nos países europeus pesquisados foram consideravelmente mais altas: Itália (7%), Espanha (11%), Reino Unido (17%), Alemanha (20%) e França (32%). Os números europeus são semelhantes aos de uma pesquisa oficial da União Européia (UE), que relatou que 18% da população da UE não acreditam em um deus.

Outros estudos têm mostrado uma porcentagem estimada de ateus de até 85% na Suécia, 80% na Dinamarca, 72% na Noruega e 60% na Finlândia. Segundo o Escritório Australiano de Estatísticas, 19% dos australianos declararam-se como "sem religião", uma categoria que inclui os ateus. Entre 64% e 65% dos japoneses são ateus, agnósticos, ou não acreditam em um deus.

E podemos verificar que estes países com maior número de ateus, são os que ocupam os primeiros lugares no ranking do IDH de 2010.

Por outro lado, temos outra pesquisa resultando que os países mais miseráveis são os mais religiosos, como é o caso de Bangladesh, Nigéria, Iêmen e Indonésia.

Podemos notar claramente que o ateísmo está diretamente ligado as melhores condições sociais de um país. A quantidade de ateus crescendo no mundo, aparentemente é uma forma de medir a evolução da humanidade.

Fontes:
Wikipédia - Ateísmo
www.paulopes.com.br

Comentários

  1. Ao contrário: O crescimento do ateísmo no mundo reflete o crescimento mundial do número de ignorantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que não,pelo contrario as pessoas que são ateus pesquisam e estudam para chegar a este pensamento não é de um dia pro outro enquanto religiosos acreditam em deus e tem preguiça de pensar em outra forma de nossa existência!

      Excluir
    2. marcelorwuk, Sua ignorância prova o contrario.

      Excluir
  2. Ah, quer dizer então que o fato de não se acreditar em Deus é motivo pra um pais ser mais desenvolvido?
    Na Birmânia, não é permitido nenhuma religião, o país é desenvolvido? existe liberdade de expressão?
    Na Africa, a maioria não expressa sua fé em Jesus, é um pais desenvolvido?
    Não concordo com isso não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23:01

      Birmâmia cujo nome oficial é República da União de Myanmar é permitida sim a religião. fontes:
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Myanmar
      https://www.portasabertas.org.br/classificacao/perfil/mianmar/
      http://www.suapesquisa.com/paises/mianmar/
      http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EFEZyVuEAAKpSczMpv
      http://www.portalbrasil.net/asia_mianmar.htm

      outRa coisa: pára de se limitar em religião somente a baboseira judaico-cristã. quando se fala em religião fala-se no geral: budismo, hinduísmo, cristianismo, judaísmo, islamismo, rastafari etc.
      só porque região A ou B não professa fé em mito jesus quer dizer que essa região tem de ter por obrigação se desenvolvida pra satisfazer teu ego cristão?! se região A ou B não professa jesus, obviamente que professa ou religião, entendeu?

      Excluir
    2. acho que funciona ao contrário, quanto mais desenvolvido, melhor educado, com melhor distribuição de renda, melhor idh, enfim, quanto melhor o país no geral, mais ateus vc vai ter e/ou pessoas menos religiosas vc vai ter.

      claro que não é uma regra absoluta, sempre há exceções... mas em geral, quanto mais miserável e ignorante é um povo, mais religioso ele é.

      Excluir
  3. atualmente é moda ser ateu,coisa de revoltadinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobagem quem pensa isso, eu não bebo nem fumo, nunca me envolvi com nada errado e não acredito nessas besteiradas religiosas rs

      Excluir
  4. 3 Crentes detecteds! Conformen-se somos praticos, racionais...falando de maneira equivocada como vcs sempre fazem, somos o que eu diria uma Evolução!

    ResponderExcluir
  5. hoje pode se provar se deus existe ou não
    ja q estão dizendo q dia 21 de maio eh o fim do mundo

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo sabe que o um país só cresce se as pessoas acreditam em amigos invisiveis.
    Como a postagem do cara acima, a africa eles não acreditam em Jesus, por isso não são desenvolvidos, oras.. é só mudar de amigo que o país cresce.. isso é lógica.

    Grandes pensadores da humanidade só causaram revolução porque eles seguiam o pensamento da maioria.

    [provavelmente não irão entender a postagem, mas...]

    ResponderExcluir
  7. As pessoas estao se afatando e cada vez mais desiludidas com as religioes (todas elas) ,mas acredito que a crença em algo acima de nos vem aumentando.Nao sao ateus,mas sim sem religiao formal.

    ResponderExcluir
  8. Ivo, a crença em divindades fora da religião vem aumentando, pois as pessoas se tornam cada vez mais covardes e conformadas.

    o que você acha quando uma pessoa diz: Eu não frequento a igreja, mas acredito em Jesus Cristo?

    Eu, como ateu cético, sinto vergonha de ouvir uma coisa dessas. O seguidor da religião simplesmente seleciona o que fazer e o que não fazer da forma que melhor lhe convém... isso é preguiça de pensar.
    Religião, na minha opinião, é 8 ou 80.. não existe seguir mais ou menos. Ou segue do jeito que é para ser seguido ou não siga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara ! ...Com todo Respeito ... Vc só fala besteira ... Pior do que ter preguiça de pensar , é pensar , pensar , pensar e só chegar a conclusões Ignorantes , ou IDOLATRAR Grandes Cientistas' que só falam TOLICES , só porque são Famosos e estão na mídia .
      DEUS é Deus , Jesus Cristo é Jesus Cristo ... E Religião é Religião .
      Uma Coisa não tem nada á ver com a outra .
      Existe Religiões Satânicas que adoram e servem ao Diabo .
      Se na sua opinião Religião é tudo a mesma coisa , é vc que tem preguiça de Pensar ...
      Tem o Religioso ( TEMENTE A DEUS ) que o Ama por Fé e o obdece por achar justos os seus ensinamentos , e os seus ensinamentos estão na Biblia e não na Igreja .
      E tem Religioso ( que não teme a Deus ) e esse é tão Ateu como Vocês .
      Vocês não entendem nada , nem na Biblia e nem na Vida .
      E Deus Existe Sim , ... Na nossa falta de preguiça de pensar , chegamos a essa conclusão ...
      Quero ver qual será a VERGONHA de Vcs quando Morrerem e verem que o Espirito de vcs continua Vivo diante daquele ao qual a vida inteira desprezaram

      Excluir
  9. Anônimo12:55

    O país que segue A verdade (NÃO EXISTE MAIS DE UMA) com certeza vai prosperar. Aplicando o que EU acredito (sou evangélico), convém para o diabo parar de fazer um país sofrer (ou seja, esse país vai prosperar) para conseguir mudar a crença da maioria da população (automaticamente ganhando essas pessoas), levando à essas estatísticas (não confundam, não estou dizendo que são falsas).

    A humanidade pode decidir se prefere crer na verdade e seguir o caminho certo ("do bem" pra todo mundo entender) dentro disso ou se prefere permanecer numa crença nula, vazia. É claro que a ciência explica a maioria das coisas, mas Eu mesmo não vejo um motivo pra se afastar do que é certo (a verdade, o que eu acredito (pra tudo mundo entender)) pra poder juntar um conhecimento que no fim da vida não vai salvar essa pessoa (dentro do que eu acredito, a vida não acaba quando a pessoa morre na Terra, e sim, há vida após a morte. A pessoa decide pra onde quer ir: céu ou inferno. Basta fazer o certo ou o errado).

    Só quero que uma coisa fique marcada: não há nada oculto que não venha a ser revelado. O conhecimento aqui não salva. Se quer conhecimento, busque-o mas busque uma coisa que te salve também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada mais falso que o cristianismo, estude Ciência e História, seu deus foi inventado no Concílio de Nícéia a mando do imperador romano Constantino.

      Excluir
    2. Deus manda a Operação do Erro , para da Credito a mentira , a todos aqueles que se recusam a dar credito a VERDADE .
      Na VERDADE , na VERDADE , na VERDADE ...
      Vocês não querem um Deus , querem um escravo que fique aos pés de vcs cumprindo todos os seus desejos , e corrigindo todas as tragédias que o próprio Homem causa aos outros e a si mesmo continuamente .
      E PORQUE ELE NAO FAZ ISSO , ficam desprezando-o como CRIANÇAS EMBURRADAS com o Pai e com a Mãe quando não fazem o que querem .

      Excluir
  10. Há uma série de fatores que denotam falta de reflexão para se chegar a essas conclusões.

    1. Esses países mais desenvolvidos socialmente do planeta (especialmente os nórdicos) não se tornaram prósperos da noite para o dia, ontem ou nas últimas décadas. O desenvolvimento destes demorou alguns séculos para sair do patamar dos mais atrasados, e nesse processo a religião não esteve ausente do seu cotidiano.

    2. As pesquisas que calculam o total de aderentes no planeta usam diferentes metodologias e muitas delas englobam o ateísmo na categoria de pessoas 'sem religião' (ou seja, uma categoria sem religião definida, que engloba desde os agnósticos até pessoas com crenças indefinidas, mas não aderentes a nenhuma religião organizada), que podem em muitos casos ter uma concepção de mundo muito mais mística e refratária ao pensamento científico do que pessoas 'com religião'.

    3. Diversas nações chegaram a alto patamar de irreligião que não se deve a nenhum desenvolvimento especial, mas a imposições de ordem política, nas décadas recentes, como a Estônia, a República Tcheca e Cuba. No caso dessa última, é claramente menos desenvolvida que outras no mesmo estágio de desenvolvimento social. No entanto, é mais irreligiosa, por força do ambiente político.

    ResponderExcluir
  11. A religiao nada mais eh do que uma necessidade do homem em responder perguntas sem respostas... de onde viemos, como nasceu o planeta e por ai vai, qto mais informação a pessoa possui mais ela ve q a biblia se contradiz com a realidade.

    E posso afirmar que mais de 50% dos que se dizem cristaos (que pra mim eh a religiao mais politica do que espiritual do mundo) nao creem 100% na biblia, ou seja, sao "religiosos" por cultura, batizam o filhinho qdo nasce, casa na igreja, e bla bla bla, agora eu quero ver a mulher q nao eh virgem e nao casa de branco, eh quase impossivel vc ver uma noiva q nao vai estar branco... isso pra mim eh cultura, faz pq é bonito, pq eh sonho de mininha e por ai vai...


    Patrick, o que eh certo e errado para vc?
    ja fui "condenado ao inferno" varias vezes por evangelicos, sou uma pessoa q ajuda as pessoas, faço parte de grupos de ajuda aos AA e Clinica de recuperação de dependentes quimicos, luto por um mundo melhor fazendo protestos nas ruas e por ai vai, enqto esses evangelicos usam apenas da biblia e de seu egoismo para ficar me julgando e me condenando ao inferno e nao movem uma palha para mudar o mundo em que vive.. nao sei o que vc pensa cara, mas eu acho que o que realmente vale eh o amor para que vc tenha com o proximo o resto historia..

    mas vale ressaltar que a biblia eh sim uma manual de vida, pois mostra os valores morais q a muito ja foram deixados de lado, inclusive de quem a considera como livro sagrado, mas convenhamos que tem coisas ali que nem no Senhor dos Aneis e Harry Potter eh possivel de acontecer...

    ResponderExcluir
  12. e viva o fim do mundo hj neh!

    ResponderExcluir
  13. No religious, Yes Life ; )

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"..A verdade é a palavra de Deus, ela é quem nos evolui. Experimente conhecê-la e vivê-la antes de criticá-la. Veja o Brasil como exemplo: IDH elevou expressivamente nas últimas 2 décadas e o numero de evangélicos tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer conhecer a verdade estude Ciência e não esse livro primitivo e infatil, que manda apedrejar seus próprios filhos até a morte, se forem rebeldes.

      Excluir
  16. Ao contrário: O crescimento do ateísmo no mundo reflete o crescimento mundial do número de ignorantes.(2)Multiplicou-se a violência, fome, suicídios, assassínios, pestes, indiferença às pessoas, aos animais e a natureza. CHAMA ISSO DE EVOLUÇÃO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas asneiras tu és capaz de vomitar? religioso é assim mesmo inventam mentiras para proteger outras mentiras!!!

      Excluir
  17. Olha a educação do Brasil que maravilha... nem mascarada pelas "mudanças de metologias" do governo cresce descentemente...

    O crescimento da igreja evangélica reflete o esvaziamento do catolicismo e mais nada, tá longe de ter relação com o IDH...

    Sinceramente, uma coisa é fato: nos países onde há mais ateus, há mais consciência crítica e menos miséria (a não ser onde o ateismo foi imposto, como na Rússia e em Cuba).

    Me arrisco a dizer que isto ocorre porque os ateus se colocam melhor no mundo: não há ninguém para resolver seus problemas, nem ninguém para fomentá-los.

    Acredito em Deus (é questão de convicção íntima mesmo), sei dos meus defeitos (que, ao contrário do que muitos justificam, não são obra do Diabo, para mim ele nem existe), mas não dou 1 real em uma bíblia.

    ResponderExcluir
  18. Maninho, de onde você tirou isso:

    "Multiplicou-se a violência, fome, suicídios, assassínios, pestes, indiferença às pessoas, aos animais e a natureza."

    Certamente não vem ocorrendo nos países citados pelo autor, mas em países subdesenvolvidos como nosso Brasil, onde as pessoas passam mais tempo tentando salvar sua própria alma enfurnado-se numa igreja que ajudando o próximo se informando sobre um político descente pra votar na próxima eleição.

    Já pensou se o brasileiro gastasse metade do tempo que passa num templo religioso se informando pra dar um voto consciente?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo16:21

    CORRETÍSSIMO!

    ResponderExcluir
  20. Como cearense eu digo AI DENTRO as grandes civilizações tinha na suas bases principais a religião o caso do Egito, mesopotâmia,pérsia e os povos árabes e judeus.O ateísmo para mim mostra o quanto o homem está perdendo a sua essência de humano e se tornando cada vez mais sistemáticos e vazios,qualquer que seja a religião só nos faz refletir que somos humanos.

    Ah antes de tudo esses países são pobres por causa do colonialismo de exploração e o neocolonialismo e a exploração até hoje das grandes potencias OK.

    Procure estudar Milton Santos,Kalr Marx e as escolas de Analles.Antes de postar e falar besteiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é que está falando asneiras, se tivesse lido Karl Marx realmente saberia que a religião se desenvolveu paralelamente ao Estado e contribuindo para que a grande massa aceitasse a diferentes classe sociais impostas pelo Estado, fazendo as pessoas aceitarem seu estado de miséria como uma provação divina.

      Excluir
  21. Ateísmo não enriquece um país, e nem a religião empobrece, nem vice-versa.

    E para quem disse "Ao contrário: O crescimento do ateísmo no mundo reflete o crescimento mundial do número de ignorantes."


    Preconceito ridiculo e sem fundamentos, e vale dizer qualquer um INDEPENDENTE DA SUA CRENÇA, é apto a cometer crimes!!!


    Os países que são hoje desenvolvidos, tem uma grande história por traz disso.
    Mas vou te mostrar o que a propria Wikipédia diz sobre a Religião na Noruega (o primeiro em IDH).


    Os noruegueses são batizados como membros da Igreja da Noruega, muitos permanecem na igreja do estado para usarem os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural na Noruega.

    79,2%[23] dos noruegueses eram membros da Igreja Estatal da Noruega em 1 de janeiro de 2010, uma queda de 1% em relação ao ano anterior e uma queda de quase 3% quando comparado com os dois anos anteriores. No entanto, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo (só na Estônia, Suécia e Dinamarca os percentuais de pessoas que consideram a religião um fator importante é menor).[24]


    Isso não quer dizer que estão se tornando ateus, mas sim em religiosos não-praticantes.
    E outra, voce conhece povo mais religioso e rico que os judeus?

    Extremismo dos dois lados, religioso e ateu, não são bons, penso eu.

    E outra, essa noticia dos países mais pobres, tem varios outros fatores e vale dizer, quanto mais pobre, mais religiosa a pessoa tende a ser, e não quanto mais religiosa mais pobre(falar que quanto mais religioso mais pobre, chega até a ser tendencioso, porque dessa forma incita-se que se voce tornar ateu os seus problemas acabam, e todos sabemos que não é bem assim).

    Uma coisa que posso te dizer também, é, eu atualmente resido na Republica Tcheca, um país que dentro de 30 anos a religião será extinta, pois no ultimo censo, foi declarado que 30% da população se declarava atéia, enquanto a boa parte da população aqui (em torno de 55%) se declara agnóstica, acreditam na existencia de um Deus mas não seguem nenhuma doutrina religiosa, também muitos céticos), porém, é muito normal por aqui ver casamentos ainda sendo feitos na igreja.


    Bom, deixo aqui a MINHA OPINIÃO, e devo dizer, sou Agnóstico/Cético, e falo outra vez, extremismo, tanto religioso quanto ateu, é besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro a falar asneiras, o Estado de Israel é o 13º país mais ateu do mundo, com 37% de ateus, todos (inclusive Israel) país que investiu em educação e ciência de qualidade, foi de geração a geração se tornando menos religiosos. A Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca são países sem religião, com grande % de ateus.

      Excluir
  22. Ignorante é acreditar em algo que não existe, descrito por um livro . Quando eu ler harry potter não me deixem esquecer que há um mundo paralelo .

    ResponderExcluir
  23. Duda diz: ".O ateísmo para mim mostra o quanto o homem está perdendo a sua essência de humano e se tornando cada vez mais sistemáticos e vazios,qualquer que seja a religião só nos faz refletir que somos humanos."

    Discordo. A religião nos mostra que somos mais que simples humanos. Somos feitos à aparecencia de Deus. Nos tornando diferente do resto dos animais. 'Escolhidos', 'Diferentes'.
    A Ciência (lado no qual estão os ateus) nos mostra que, caso fossemos feitos a aparencia de Deus, então, Deus é primo dos chimpanzés. (tbm)

    ResponderExcluir
  24. Por favor separem Deus de religião. Religião é algo inventado pelos homens, e como tudo que é inventado pelo homem é imperfeito e sujeito a corrupção. Separem também a ciência da verdade, pois a ciência tenta explicar, reproduzir ou imitar o que já existe, portanto ela está assim como a religião sujeita aos homens e é então imperfeita. Minha formação é científica, mas entendo que não há problema nenhum em crer que exista uma inteligência perfeita, afinal tudo que temos é herdado de algum lugar. A natureza não inventou a inteligência, ela aplicou essa condição a nossa raça porque as condições são favoráveis, mas a receita para se criar seres inteligentes está em outro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ateísmo é o reflexo de um homem mais racional, lógico e que usa a ciência para embasar seu conhecimento, não se baseia em contos de fadas, inventados por primitivos da era do bronze, extremamente sem lógica e bom senso.

      Excluir
  25. Religão =

    Pessoas do mundo inteiro acreditando na existencia de alguma coisa que NUNCA vão conseguir explicar o que é (que não existe, diga-se de passagem), que deixan tudo de lado e se entregam a essa crença achando que um dia serão salvos por "aquilo" vao até o fim da vida acreditando que "aquilo" vai salvar o mundo, ou aquilo vai os libertar do inferno.
    Essas pessoas deixan de lado a VERDADE e a LOGICA para defender uma simples crença numa coisa Idiota criada por não sei quem e que esta num livro que NINGUÉM sabe quem escreveu.
    Agora, me respondam "irmãos" quem são os ignorantes, os "religiosos" que ignoram a verdade e se entregam para uma crença SEM NEXO, ou, as pessoas que vivem LIVRES sem restrições, sem medo de se expressar e que acima de tudo, acreditam na VERDADE e na CIÊNCIA (que nada mais é a verdade PROVADA E MOSTRADA A TODOS).

    SIM "IRMÃOS" NÓS TODOS SOMOS PARENTES DE MACACOS E EU NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR ISSO, POIS ISSO É A EVOLUÇÃO, OU VAI DIZER QUE É POSSÍVEL "ALGO" OU "ALGUEM QUE EXISTIU ANTES DE EXISTIR ALGO (isso mesmo que você leu) CRIAR (não se sabe como, nem porque, nem quando) EM 7 DIAS (nao existia nada mas ja existia "dias" e tempo pré determinado) TUDO O QUE EXISTE HOJE.

    Realmente, a Religião é a crença hoje que é MAIS DIGNA DE RISOS.

    EU PREFIRO ACREDITAR QUE SOU PARENTE DE MACACOS DO QUE UMA CRIAÇÃO DO SEU DEUS.

    ResponderExcluir
  26. Duda, o próprio Karl Marx falava que religião é o ópio do povo... entenda como quiser.

    Jotha, "Ah, quer dizer então que o fato de não se acreditar em Deus é motivo pra um pais ser mais desenvolvido?
    Na Birmânia, não é permitido nenhuma religião, o país é desenvolvido? existe liberdade de expressão?"
    Existem diferenças entre religiosidade imposta e adquirida. Os estados nórdicos não proíbem a religião nem a falta dela, há tolerância entre os diversos grupos, e por isso o país segue.

    Apenas o Estado Laico(independente de religião) ser responsável pelo crescimento do país, de forma econômica, moral e social. A religião parte do princípio que só ela é a única verdade, e se o Estado assumir uma faceta religiosa, outros grupos de expressão irão se prejudicar, minando o desenvolvimento do país.

    Falaram sobre o desenvolvimento anterior dos países, enquanto religiosos... Bem, nessas regiões a crença não era imposta e não influenciava o rumo dos negócios(ou até incentivava, como no caso de alguns ramos protestantes). O catolicismo principalmente, quando dominava a vida política, era um entrave ao desenvolvimento do país(Portugal, Espanha, França pré-revoluionária).

    ResponderExcluir
  27. 'Na Africa, a maioria não expressa sua fé em Jesus, é um pais desenvolvido?'

    alguém avisa pro 'jOtha' que ser ateu NÃO É ser anti-cristão? que a questão de a áfrica ser um país subdesenvolvido não estã relacionada com a falta da crença em jesus, visto que o japão também não crê nele, e é um dos mais desenvolvidos do mundo?

    alguém aqui não estuda história...nem política.

    ResponderExcluir
  28. Vim aqui parar por acaso mas,isto dava aqui uma discussão imensa sobre Deísmo, Criacionismo, paganismo, ateísmo, etc. Em filosofia aprende-se a saber, a dividir e conhecer as origens das religiões. Em termos platónicos, na lei dos contrários, quando se assume ser ateu admite-se o contrário, ou seja a negação de algo que tem como contrário a existência de Deus.
    Convém ler os clássicos, Descartes, Nietzsche, etc. Podem crer que é muito enriquecedor do conhecimento.

    ResponderExcluir
  29. Poooorrra Josmael???

    Indução simples? Vai ser pastor, cara!

    ResponderExcluir
  30. meu caro Jotha e arcoverde, Àfrica ñ é 1 país, é um continente, sabem, aquele pedaço de terra dividido territórialmente? E q cada território é denominado como país? Pois, palavras de 1 africano.

    PS_ voltem p escola.

    A cena de Deus existir é uma treta. Até quando a gente vai deixar de colocar as nossas culpas, os nossos actos em algo q nunca existiu?

    Deus é filosofia... :)

    ResponderExcluir
  31. Já estava na hora de começar a evoluir e reparar o estrago que a religião causou, humanidade!

    Embora tenha ainda muitos ignorantes que resistam, nós chegaremos lá! MUAHAHAHAHAHAHA! u.ú

    ResponderExcluir
  32. é difícil demais as pessoas não sabem entender o gráfico,ou fazem de boba .não é porque os países ricos largaram deus porque estão ricos ,é o contrario eles eram mais religiosos e com a cultura e educação e a falta de ignorância os tornaram os pais que mais crescem o números de ateus.

    ResponderExcluir
  33. A educação de boa qualidade é o melhor antídoto contra o veneno da superstição.

    ResponderExcluir
  34. Sou espírita kardecista, e cheguei até minha crença através do raciocínio lógico. Simples assim. Minha fé nasceu de meu próprio raciocínio. Ao contrário do que foi dito por muitos comentaristas, ter fé não é sinônimo de preguiça de pensar. Não tenho nada contra nenhuma outra religião, nem contra ateus ou agnósticos, vivo em paz com minha crença, busco melhorar como pessoa e crescer espiritualmente. Acho que é isso que todos deveriam fazer: ficar felizes e em paz com suas crenças (ou descrenças).
    Considero lamentável que hoje em dia esteja tão "na moda" ridicularizar os crentes, principalmente os cristãos. Para mim, ridicularizar quem quer que seja sempre será sinônimo de uma profunda ignorância e covardia. Simplesmente não tem como crer que uma pessoa evoluída e inteligente sinta necessidade de escarnecer de outros.

    ResponderExcluir
  35. O individuo passa a vida inteira dizendo que é ateu,mas quando a dor, a angústia,o sofrimento e o desespero bate á porta ele começa a repensar suas convicções e mesmo sem fazer alarde, busca o socorro,o alívio em alguém ou em alguma coisa que ele não sabe dizer o que seja! O ateísmo é uma nítida e inequívoca confirmação de que o homem é finito,maléfico, arrogante,insolente,orgulhoso e covarde!

    ResponderExcluir

Postar um comentário