Telescópio registra nebulosa que passa por "baby boom"

O telescópio Vista (sigla em inglês para Telescópio de Pesquisa do Visível e Infravermelho para a Astronomia) do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) registrou nova imagem da Nebulosa da Lagoa, também chamada de Messier 8, situada a cerca de 5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sagitário. Nebulosas são áreas de formação de estrelas e a Nebulosa da Lagoa está passando por um momento de "baby boom"

Nebulosa da Lagoa, também chamada de Messier 8, está passando por um "baby-boom", com diversas estrelas nascendo nos últimos anos

A imagem foi obtida durante estudo da Via Láctea que durará cinco anos e que está sendo realizado com o telescópio, instalado no Observatório do Paranal, em La Silla, no Chile. A imagem mostra pequena parte da região que rodeia a nebulosa.

Este estudo tem como objetivo observar detalhadamente as regiões centrais da Via Láctea procurando objetos e mapeando sua estrutura de maneira nunca antes realizada. O telescópio Vista, por utilizar luzes infravermelhas, permite aos cientistas a observação por trás da poeira que impede a visualização de objetos no universo.

A característica mais famosa da Nebulosa da Lagoa é a região de poeira em forma de lagoa que se entrelaça por entre nuvem de gás brilhante dentro da nebulosa. Ela é habitada por estrelas muito mais jovens do que as encontradas na maioria das nebulosas existentes.

Essas estrelas soltam jatos de matéria de seus pólos, e quando este material atinge o gás que circunda a nebulosa são formados objetos conhecidos como Herbig-Haro (homenagem a George Herbig e Guillermo Haro, que foram os primeiros astrônomos a estudar estes objetos de forma detalhada), rastros brilhantes de curta duração, que torna as estrelas recém-nascidas facilmente detectáveis. Nos últimos cinco anos, diversas vezes foram detectados estes rastros, o que prova, segundo os cientistas, o "baby boom".

Fonte:
http://noticias.terra.com.br

Comentários