sábado, 2 de outubro de 2010

Cassini revela as auroras dançantes de Saturno

As auroras de Saturno

Auroras dançantes em Saturno capturadas pela sonda Cassini. Crédito: VIMS Team, JPL, ESA, NASA

O que gera as auroras de Saturno?

Para buscar a resposta, os astrônomos analisaram centenas de fotos de Saturno no espectro do infravermelho, capturadas pela sonda robótica Cassini, obtidas para outras finalidades, em um esforço para encontrar imagens de auroras o suficiente para correlacionar suas mudanças e construir seqüências interessantes e esclarecedoras.



Como resultado deste trabalho, alguns dos filmes montados (ver acima) mostram claramente que as auroras de Saturno se modificam não apenas por causa do ângulo do Sol, mas também de acordo com a rotação do planeta gigante. Além disso, algumas mudanças nas auroras parecem estar associadas com ondas na magnetosfera de Saturno, provavelmente causadas pelas luas.

Neon Saturn Aurora via Cassini

A imagem acima, uma foto capturada pela Cassini em 2007 e processada em ‘cor falsa’, mostra Saturno em três faixas de luz infravermelha.

Aqui, os anéis refletem a luz do Sol e estão associados a cor azul, relativamente mais brilhantes devido ao alto albedo do material dos discos, enquanto que o planeta brilha nos tons de vermelho que demonstra sua energia mais baixa.

A faixa da aurora meridional pode ser vista na tonalidade verde.



Novas inspeções de outras imagens de Saturno poderão nos levar a atingir um conhecimento maior sobre as origens tanto das auroras do planeta ‘senhor dos anéis’ como as auroras da Terra.

Fonte:
http://eternosaprendizes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons