terça-feira, 19 de outubro de 2010

Balão caseiro capta imagens do espaço e volta intacto

Numa experiência totalmente "caseira", um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico. A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra. O experimento, batizado de "Brooklyn Space Program" foi feito em ambiente "família" - os filhos dos "cientistas" participam ativamente.

Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaria as coordenadas de sua localização por GPS - para que a câmera pudesse ser resgatada, claro.

O pessoal do Brooklyn Space Program sabia que, em pouco tempo, o balão perderia sustentação pela pressão atmosférica, se esvaziaria e cairia. Daí a ideia de atachá-lo a um mini paraquedas. A "viagem até o espaço" durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.

Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 45 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado - havia o temor de que caísse bem mais longe. O vento foi determinante para isso.

As legendas do vídeo estão em inglês, mas mesmo quem não está familiarizado com idioma de Shakespeare pode se deliciar com essa experiência sensacional.


A bateria da câmera quase chegou até o fim - ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado no topo de uma árvore, praticamente intacto.

Para mais informações, acesse o site do Brooklyn Space Program.

Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons