Conheça a sonda espacial NEAR Shoemaker

A sonda Near Earth Asteroid Rendezvouz - Shoemaker (NEAR Shoemaker), batizada após a largada em honra a Eugene M. Shoemaker, é uma nave espacial não tripulada, concebida para entrar na órbita do asteróide Eros e estudá-lo durante um ano.


Objetivos

Os objetivos científicos primários da NEAR eram: recolher dados das propriedades, composição, mineralogia, morfologia, distribuição interna da massa, e campo magnético do Eros. Os objectivos secundários incluiam interacções com o vento solar, possível actividade sugerida pela existência de poeira ou gás, e o estado da sua rotação. Estes dados serão utilizados para ajudar à compreensão das características dos asteróides em geral, a sua relação com meteoritos e cometas, e as condições nos primórdios do sistema solar.

Equipamento

A nave estava equipada com um espectrómetro de raios-X/raios-gamma, um espectrógrafo de infravermelhos, uma câmera multi-espectro equipada com um detector de imagem CCD, um laser localizador, e um magnetómetro. Uma experiência científica com rádio foi também realizada utilizando o sistema de rastreio da NEAR para estimar o campo gravitacional do asteróide. A massa total dos instrumentos era de 56 Kg e consumiam 81 W de potência.

Cronologia da missão

17 de Fevereiro de 1996 - Lançamento;
14 de Fevereiro de 2000 - A nave entra em órbita do asteróide;
12 de Fevereiro de 2001 - A nave aterra sobre Eros, não ocorrendo a sua destruição;
28 de Fevereiro de 2001 - Fim da missão.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org

Comentários